Agora que você já sabe a importância de ter um domínio próprio e como isso pode afetar seus permalinks, é hora de dizer como fazer para registrar um domínio.
Pode parecer um bicho de 7 cabeças, com todos aquelas siglas e nomes que ninguém entende, mas não é. Na verdade, a única sigla que você deve realmente conhecer é a DNS.
DNS é a sigla para Domain Name System ou Sistema de Nomes de Domínios. Sem entrar muito em detalhes, é o DNS que diz para o mundo onde seu domínio está hospedado de forma que, quando alguém digitar o endereço do seu blog ou site, o navegador possa saber para que servidor ele deve enviar a requisição de página.
Outro conceito que você deve ter em mente é o de Registrar, ou Empresa de Registro de domínios. Para domínios .br, a única empresa que pode fazer esse serviço é a Registro.br. Já para outros domínios, como os .com, existem várias empresas com permissão de registro.
Agora podemos começar a brincadeira 😉
Como registrar um domínio?
Você tem duas opções para registar um domínio: fazer você mesmo ou utilizar os serviços do seu host para fazê-lo.
Se você optar em utilizar os serviços do seu host, você não terá de se preocupar com quase nada, mas é bom saber o que está acontecendo por baixo dos panos caso um dia você precise fazê-lo 😉
Registrando um domínio por conta própria
Vou falar aqui de como fazer o registro de um domíno .br, mas o processo é bem parecido, qualquer que seja sua registrar.
Passo 1) Crie uma conta (também chamada de Entidade) no Registro.br com seus dados. É com esses dados que você fará login no sistema e poderá requisitar novos domínios. É também a partir daquele endereço que eles lhe enviarão correspondências caso seja necessário.
Passo 2) Pesquise pelo domínio que você quer para ver se ele está liberado para registro. Se estiver, registre-o 😀
Passo 3) Preencha os dados de registro do domínio.
Além dos dados de Pessoa Física ou Jurídica, é importante notar que o contato Administrativo do domínio será o seu usuário no Registro.br e você também deve adicionar os contatos Técnico e de Cobrança. Estes contatos podem ser diferentes, mas têm de ser de entidades também registradas no site. Para casos normais, você simplesmente repete o nome da sua entidade nos dois campos. Quando você usa um provedor para fazer o registro do seu domínio, eles normalmente colocam o nome da entidade deles nesses campos.
Passo 4) Defina os servidores de DNS ainda na tela acima.
Aqui é a única parte mais complicadinha, pois você precisa saber com seu provedor/host, quais são os endereços de DNS que você precisa usar. Se quiser adicionar mais algum endereço, clique em +DNS.
Se você ainda não tem um host ou ainda não sabe o endereço, não tem problema. Você pode selecionar a opção “Utilizar os servidores DNS do Registro.br” até saber os endereços. O único porém é que fazendo isso, seu domínio não apontará para seu site, ele apenas ficará estacionado/parked.
Quando você souber quais são os endereços de DNS que você deve usar, basta logar novamente no Registro.br e alterar a configuração do seu domínio.
Passo 5) Termine o cadastro, pague a taxa.
Uma vez que for aprovado pelo Registro.br, você terá de esperar os servidores de DNS atualizarem, o que pode levar até 24h, mas normalmente entre 2 e 4h já está pronto. Esse é o tempo necessário para as atualizações dos servidores de DNS do Registro.br propagarem as atualizações para todos os outros servidores do mundo. Um fato interessante é que nesse meio tempo, é possível que você não consiga ver seu domínio no ar, enquanto outra pessoa consegue 😛
Se você tiver alguma dúvida sobre o sistema, o site do Registro.br tem vários tutoriais e até vídeo-tutoriais para lhe ajudar no processo. O suporte por telefone deles também é muito bom.
É isso 🙂
Você já registrou algum domínio?
Como foi sua experiência?
Foto: Anna Maria Lopez Lopez | Stock.Xchng
Respostas de 3
Apesar d estar usando o blogspot, meu dominio se encontra devidamente registrado e com as taxas pagas. Fiz eu mesma, como já havia feito anteriormente do meu do escritório. Simples e rápido, os passos vão sendo devidamente indicados. É a garantia de que o dominio escolhido lhe pertença efetivamente, não dá para deixar para depois!!
É verdade, Paula. Registrar o domínio é muito importante, pois assim você evita também problemas maiores ao mudar de servidor no futuro.
O Sundaycooks foi registrado bem no comecinho no próprio wordpress.com 🙂
Fred, parabéns pelo post! Como sempre, muito útil. Registrei meu domínio .com através do Uol Host, meu servidor. O domínio .com era mais barato para manter que o .br e também acho mais “bonito”, mais global.
Logo no início da ABBV, fiz um comentário em um post seu e você perguntou sobre sugestões de temas. Acho que vale a pena falar sobre direitos autorais, creative commons, como fazer para ter os seus garantidos, etc.