Seminário ABBV: oportunidade de capacitação e networking para associados

A ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagem) está iniciando 2025 com muitas novidades e já organizando alguns projetos que serão realizados ao longo do ano, como as palestras e formações online, e o tradicional Seminário ABBV, que acontecerá no mês de abril, em São Paulo, no período que antecede a WTM.

Como todo início de ano, é, também, um momento de olhar para trás e fazer uma retrospectiva de outros eventos já realizados, sempre buscando trazer aprendizados e implementar melhorias nos novos eventos que virão.

Em 2024, um dos destaques foi o Seminário realizado no MAM, que fica no Parque do Ibirapuera. Foram dois dias de evento, com cerca de 10 palestras/painéis em cada dia, além das oportunidades de networking entre os associados e convidados.

Temas importantes no Seminário ABBV 2024

A abertura foi feita com a presença de Denyse Kirihara, responsável pela criação e desenvolvimento de roteiros turísticos da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, que falou sobre o turismo na cidade e deu as boas-vindas a todos os presentes. E, ao longo de todo o fim de semana, foram abordados temas relacionados ao universo de viagens:

Trabalho na criação de conteúdo

Em relação ao trabalho realizado pelos blogueiros de viagem, muitas informações foram passadas nas palestras “Agora sou mídia, e daí? Responsabilidade Digital”, com Marjori Schroeder, líder de Marketing e Relações Públicas; “Guia prático de insights com GA4”, com Eleonora Diniz, especialista em educação e negócios digitais.

E também no painel “Os desafios para produzir conteúdos para diversos canais (performance para blogs e redes sociais)”, com Patrícia Schirmer (gestão de pessoas e eventos da Amo Promo), Tamara Pinho (produção e SEO), Naíne Fernandes (líder técnica do setor de redes sociais) e Gabriela Alves (profissional de mídia e performance).

Monetização 

A monetização é outro tema muito importante para quem trabalha criando conteúdo. E foi abordado na palestra de Verónica de Íscar, chief B2B Sales Officer, que falou sobre “Programas de afiliados: desafios e oportunidades para os blogs de viagem”. Houve também uma palestra sobre “Microempresa ou MEI? Vantagens e desvantagens”, com Josinei Soares (Nei), empreendedor, contador e mentor de empresários.

E, ainda, o painel “Possibilidades de monetização além do blog, com Marina Vidigal, editora do Ideias na Mala, Luciana Torezan, agente de viagens, Everton Silva, criador de conteúdos de viagem, e Carine Bastos, cientista da computação e gestora de turismo.

Inteligência Artificial 

A Inteligência Artificial (IA), tema que está cada vez mais em alta, especialmente entre criadores de conteúdo, não poderia ficar de fora e foi discutida em diversas palestras e painéis do evento, sob várias perspectivas.

Marcella Merigo, diretora de SEO da NP Digital Brasil, falou sobre “Impactos da IA generativa na busca do Google e desafios para blogs de viagem”. E o professor de estratégias de design e marketing digital André Senna falou sobre “IA – Inteligência Artificial Generativa para criação de conteúdo”.

O painel “Experiências com IA em Blogs de Viagem” contou com a participação da turismóloga Deusa Rodrigues (à época diretora da ABBV), da turismóloga e analista de negócios Débora Santiago e de Waldes Oliveira, especialista em Tecnologia da informação, que compartilharam seus conhecimentos na área.

Muitas viagens

As viagens não poderiam ficar de fora e todos os presentes no Seminário ABBV 2024 se inspiraram com a palestra “Viajar é para todos”, com a jornalista e apresentadora Jéssica Paula, que foi a primeira pessoa com deficiência a escalar o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. E a palestra “O mundo não é pequeno”, com Felipe Montanari, palestrante, comunicador, ator, poliglota e turismólogo.

Seminário reforça a importância da capacitação constante

Comprovando a relevância do evento para o mercado de viagens, o Seminário da ABBV contou com o apoio da Secretaria de Turismo da Cidade de São Paulo e da SPTuris. Estiveram presentes autoridades da Prefeitura da Cidade de São Paulo, representados pela SPTuris, e também a  Diretora de Turismo de Jundiaí. Além, é claro, dos criadores de conteúdo de todas as partes do Brasil.

E, para 2025, a expectativa é realizar um evento ainda melhor, com mais temas atuais e discussões pertinentes focadas sempre na capacitação e no crescimento dos criadores de conteúdo de viagem. 

O objetivo do Seminário da ABBV é consolidar a visão dos associados sobre a importância dos conteúdos de viagem, além de fortalecer e aprimorar os conhecimentos destes profissionais, fomentando reflexões sobre o papel de cada um. 

Estamos publicando, aos poucos, mais informações no nosso perfil do Instagram @abbv_brasil. Vocês podem acompanhar tudo por lá!

Índice

Artigos Recentes

Assuntos Principais

Seja associado à ABBV

Junte-se à nossa comunidade de apaixonados por viagens e faça a diferença!

Impulsione sua marca no mercado de turismo

Seja uma empresa parceira e tenha alcance segmentado, credibilidade, visibilidade orgânica e assessoria na criação de projetos. Entre em contato conosco e entenda porque as parcerias com a ABBV funcionam.

Os criadores de conteúdo que integram a ABBV são identificados através deste selo exibido na home dos seus sites, cujo link leva diretamente ao cadastro ativo de sua conta aqui no site da ABBV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Como organizar uma press trip para blogs de viagem
Parcerias

Como organizar uma press trip para blogs de viagem

Press trips são viagens organizadas por órgãos de turismo ou empresas do setor com o objetivo de promover determinados destinos ou serviços. A ideia é convidar formadores de opinião a viverem uma experiência em primeira mão para que possam compartilhá-la com o público, ampliando a divulgação dos destinos e serviços de turismo que experimentaram.