A ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagem) está iniciando 2025 com muitas novidades e já organizando alguns projetos que serão realizados ao longo do ano, como as palestras e formações online, e o tradicional Seminário ABBV, que acontecerá no mês de abril, em São Paulo, no período que antecede a WTM.
Como todo início de ano, é, também, um momento de olhar para trás e fazer uma retrospectiva de outros eventos já realizados, sempre buscando trazer aprendizados e implementar melhorias nos novos eventos que virão.
Em 2024, um dos destaques foi o Seminário realizado no MAM, que fica no Parque do Ibirapuera. Foram dois dias de evento, com cerca de 10 palestras/painéis em cada dia, além das oportunidades de networking entre os associados e convidados.






Temas importantes no Seminário ABBV 2024
A abertura foi feita com a presença de Denyse Kirihara, responsável pela criação e desenvolvimento de roteiros turísticos da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, que falou sobre o turismo na cidade e deu as boas-vindas a todos os presentes. E, ao longo de todo o fim de semana, foram abordados temas relacionados ao universo de viagens:
Trabalho na criação de conteúdo
Em relação ao trabalho realizado pelos blogueiros de viagem, muitas informações foram passadas nas palestras “Agora sou mídia, e daí? Responsabilidade Digital”, com Marjori Schroeder, líder de Marketing e Relações Públicas; “Guia prático de insights com GA4”, com Eleonora Diniz, especialista em educação e negócios digitais.

E também no painel “Os desafios para produzir conteúdos para diversos canais (performance para blogs e redes sociais)”, com Patrícia Schirmer (gestão de pessoas e eventos da Amo Promo), Tamara Pinho (produção e SEO), Naíne Fernandes (líder técnica do setor de redes sociais) e Gabriela Alves (profissional de mídia e performance).

Monetização
A monetização é outro tema muito importante para quem trabalha criando conteúdo. E foi abordado na palestra de Verónica de Íscar, chief B2B Sales Officer, que falou sobre “Programas de afiliados: desafios e oportunidades para os blogs de viagem”. Houve também uma palestra sobre “Microempresa ou MEI? Vantagens e desvantagens”, com Josinei Soares (Nei), empreendedor, contador e mentor de empresários.

E, ainda, o painel “Possibilidades de monetização além do blog, com Marina Vidigal, editora do Ideias na Mala, Luciana Torezan, agente de viagens, Everton Silva, criador de conteúdos de viagem, e Carine Bastos, cientista da computação e gestora de turismo.

Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA), tema que está cada vez mais em alta, especialmente entre criadores de conteúdo, não poderia ficar de fora e foi discutida em diversas palestras e painéis do evento, sob várias perspectivas.
Marcella Merigo, diretora de SEO da NP Digital Brasil, falou sobre “Impactos da IA generativa na busca do Google e desafios para blogs de viagem”. E o professor de estratégias de design e marketing digital André Senna falou sobre “IA – Inteligência Artificial Generativa para criação de conteúdo”.


O painel “Experiências com IA em Blogs de Viagem” contou com a participação da turismóloga Deusa Rodrigues (à época diretora da ABBV), da turismóloga e analista de negócios Débora Santiago e de Waldes Oliveira, especialista em Tecnologia da informação, que compartilharam seus conhecimentos na área.

Muitas viagens
As viagens não poderiam ficar de fora e todos os presentes no Seminário ABBV 2024 se inspiraram com a palestra “Viajar é para todos”, com a jornalista e apresentadora Jéssica Paula, que foi a primeira pessoa com deficiência a escalar o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. E a palestra “O mundo não é pequeno”, com Felipe Montanari, palestrante, comunicador, ator, poliglota e turismólogo.

Seminário reforça a importância da capacitação constante
Comprovando a relevância do evento para o mercado de viagens, o Seminário da ABBV contou com o apoio da Secretaria de Turismo da Cidade de São Paulo e da SPTuris. Estiveram presentes autoridades da Prefeitura da Cidade de São Paulo, representados pela SPTuris, e também a Diretora de Turismo de Jundiaí. Além, é claro, dos criadores de conteúdo de todas as partes do Brasil.
E, para 2025, a expectativa é realizar um evento ainda melhor, com mais temas atuais e discussões pertinentes focadas sempre na capacitação e no crescimento dos criadores de conteúdo de viagem.
O objetivo do Seminário da ABBV é consolidar a visão dos associados sobre a importância dos conteúdos de viagem, além de fortalecer e aprimorar os conhecimentos destes profissionais, fomentando reflexões sobre o papel de cada um.
Estamos publicando, aos poucos, mais informações no nosso perfil do Instagram @abbv_brasil. Vocês podem acompanhar tudo por lá!