Viajantes com mais de 50: um nicho em crescimento

viajantes terceira idade

Por Fernanda Castelo Branco – Blog Vontade de Viajar – | Especial para a ABBV

O turismo é uma indústria feita de nichos – são muitos os perfis de viajantes, cada um com seus hábitos de consumo e suas motivações. Enquanto o mercado brasileiro já tem olhos nos turismos de aventura, de luxo, de família, de negócios… um outro segmento começa a mostrar seu potencial: o turismo na terceira idade.

Marília Borges, pesquisadora do Euromonitor, debateu o tema em palestra na WTM Latin America, maior evento de turismo na América Latina, realizado de 4 a 6 de abril em São Paulo.

Marília Borges, pesquisadora do Euromonitor, na WTM - Foto: Fernanda Castelo Branco
Marília Borges, pesquisadora do Euromonitor, na WTM

Comum na França e nos Estados Unidos, o turismo na terceira idade surge agora na América Latina como tendência que acompanha o envelhecimento populacional na região. Até 2020, o número de turistas latino americanos com mais de 50 anos terá crescido 40% em relação a 2010, chegando a quase 90 milhões.

Do ponto de vista comportamental, vemos atualmente uma resignificação do que é ser velho – não apenas pelo aumento da qualidade de vida mas também pela dinâmica social. Hoje, a classificação “a partir de 50 anos” chega a causar estranheza.

Marília destaca que, com as economias de uma vida inteira de trabalho e a maior disponibilidade de tempo, aposentados de classe média e alta têm possibilidade de viajar mais de uma vez por ano. “São um público interessante para movimentar destinos na baixa temporada – além de ter disponibilidade e aproveitar os melhores preços, preferem evitar as aglomerações e filas”, comenta a pesquisadora.

Os idosos também costumam motivar que outros membros da família viajem como acompanhantes, o que torna este público ainda mais interessante.

Para destinos, atrações e serviços que querem investir no segmento, é importante observar a facilidade de
acesso e circulação, além da diversificação de atividades oferecidas – sem, no entanto, se deixar levar pelos antigos estereótipos.

Mas ainda que a pesquisa aponte que esses clientes valorizam o atendimento presencial, acredito que seja um mercado promissor também para sites e e-commerces.

O uso do Facebook chega a 90% entre usuários acima de 55 anos na América Latina, segundo dados divulgados em março pela ComScore. Eles já estão conectados e isso inevitavelmente se refletirá em mudanças no comportamento de compras online, hoje ainda dependente do auxílio de parentes mais jovens.

Os empreendedores digitais que apostarem em conteúdo direcionado e sites com recursos de acessibilidade e usabilidade facilitada verão os resultados.

Fernanda Castelo Branco é autora do blog Vontade de Viajar e faz parte da equipe da ABBV na cobertura da WTM Latin America 2017.

Índice

Artigos Recentes

Assuntos Principais

Seja associado à ABBV

Junte-se à nossa comunidade de apaixonados por viagens e faça a diferença!

Impulsione sua marca no mercado de turismo

Seja uma empresa parceira e tenha alcance segmentado, credibilidade, visibilidade orgânica e assessoria na criação de projetos. Entre em contato conosco e entenda porque as parcerias com a ABBV funcionam.

Os criadores de conteúdo que integram a ABBV são identificados através deste selo exibido na home dos seus sites, cujo link leva diretamente ao cadastro ativo de sua conta aqui no site da ABBV.

Respostas de 2

  1. Valeu a postagem, parabéns. Nosso blog está focado nesse nicho de mercado, Terceira Idade ou Melhor Idade e ainda, em 2018, estaremos iniciando as principais melhorias da página e principalmente, na questão de conteúdos.

    1. Obrigado pela mensagem, Walter! Muito legal saber que estão investindo em melhorias no blog. O trabalho de vocês é ótimo e com certeza esse é um nicho em que vale apostar! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

*1 a 3 meses de anuidade grátis!*

Ao optar pelo pagamento integral da anuidade de 2025, ela já vale também para 2026. Você estará associado até fevereiro de 2027!

Ou seja: você paga agora e ganha meses de ABBV de presente! E tem mais: