Viajantes com mais de 50: um nicho em crescimento

viajantes terceira idade

Por Fernanda Castelo Branco – Blog Vontade de Viajar – | Especial para a ABBV

O turismo é uma indústria feita de nichos – são muitos os perfis de viajantes, cada um com seus hábitos de consumo e suas motivações. Enquanto o mercado brasileiro já tem olhos nos turismos de aventura, de luxo, de família, de negócios… um outro segmento começa a mostrar seu potencial: o turismo na terceira idade.

Marília Borges, pesquisadora do Euromonitor, debateu o tema em palestra na WTM Latin America, maior evento de turismo na América Latina, realizado de 4 a 6 de abril em São Paulo.

Marília Borges, pesquisadora do Euromonitor, na WTM - Foto: Fernanda Castelo Branco
Marília Borges, pesquisadora do Euromonitor, na WTM

Comum na França e nos Estados Unidos, o turismo na terceira idade surge agora na América Latina como tendência que acompanha o envelhecimento populacional na região. Até 2020, o número de turistas latino americanos com mais de 50 anos terá crescido 40% em relação a 2010, chegando a quase 90 milhões.

Do ponto de vista comportamental, vemos atualmente uma resignificação do que é ser velho – não apenas pelo aumento da qualidade de vida mas também pela dinâmica social. Hoje, a classificação “a partir de 50 anos” chega a causar estranheza.

Marília destaca que, com as economias de uma vida inteira de trabalho e a maior disponibilidade de tempo, aposentados de classe média e alta têm possibilidade de viajar mais de uma vez por ano. “São um público interessante para movimentar destinos na baixa temporada – além de ter disponibilidade e aproveitar os melhores preços, preferem evitar as aglomerações e filas”, comenta a pesquisadora.

Os idosos também costumam motivar que outros membros da família viajem como acompanhantes, o que torna este público ainda mais interessante.

Para destinos, atrações e serviços que querem investir no segmento, é importante observar a facilidade de
acesso e circulação, além da diversificação de atividades oferecidas – sem, no entanto, se deixar levar pelos antigos estereótipos.

Mas ainda que a pesquisa aponte que esses clientes valorizam o atendimento presencial, acredito que seja um mercado promissor também para sites e e-commerces.

O uso do Facebook chega a 90% entre usuários acima de 55 anos na América Latina, segundo dados divulgados em março pela ComScore. Eles já estão conectados e isso inevitavelmente se refletirá em mudanças no comportamento de compras online, hoje ainda dependente do auxílio de parentes mais jovens.

Os empreendedores digitais que apostarem em conteúdo direcionado e sites com recursos de acessibilidade e usabilidade facilitada verão os resultados.

Fernanda Castelo Branco é autora do blog Vontade de Viajar e faz parte da equipe da ABBV na cobertura da WTM Latin America 2017.

Índice

Artigos Recentes

Assuntos Principais

Seja associado à ABBV

Junte-se à nossa comunidade de apaixonados por viagens e faça a diferença!

Impulsione sua marca no mercado de turismo

Seja uma empresa parceira e tenha alcance segmentado, credibilidade, visibilidade orgânica e assessoria na criação de projetos. Entre em contato conosco e entenda porque as parcerias com a ABBV funcionam.

Os criadores de conteúdo que integram a ABBV são identificados através deste selo exibido na home dos seus sites, cujo link leva diretamente ao cadastro ativo de sua conta aqui no site da ABBV.

Respostas de 2

  1. Valeu a postagem, parabéns. Nosso blog está focado nesse nicho de mercado, Terceira Idade ou Melhor Idade e ainda, em 2018, estaremos iniciando as principais melhorias da página e principalmente, na questão de conteúdos.

    1. Obrigado pela mensagem, Walter! Muito legal saber que estão investindo em melhorias no blog. O trabalho de vocês é ótimo e com certeza esse é um nicho em que vale apostar! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Como organizar uma press trip para blogs de viagem
Parcerias

Como organizar uma press trip para blogs de viagem

Press trips são viagens organizadas por órgãos de turismo ou empresas do setor com o objetivo de promover determinados destinos ou serviços. A ideia é convidar formadores de opinião a viverem uma experiência em primeira mão para que possam compartilhá-la com o público, ampliando a divulgação dos destinos e serviços de turismo que experimentaram.