Seminário ABBV 2022 (segundo dia)

Esse segundo dia de Seminário foi de muita confraternização (com direito a bolo e parabéns surpresa), sorteios, um balanço financeiro do último ano e a eleição de uma nova diretoria, que apontaram o caminho para o próximo biênio.

O encontro anual da ABBV, realizado em São Paulo, teve tudo isso e mais um pouco.

Acompanhe abaixo o que rolou, sob a ótica dos blogs associados, no segundo dia do seminário.

1.     RESPIRAÇÃO CONSCIENTE, ATENÇÃO PLENA E OUTRAS FERRAMENTAS PARA LIDAR COM O BURNOUT – Adarsha Ma Prem, do Núcleo Udjain

Para começar o segundo dia de Seminário toda a plateia realizou atividades e exercícios que podem contribuir para o relaxamento e evitar o esgotamento profissional extremo chamado de Burnout.

Mas lembre-se, a Síndrome de Burnout ou Síndrome do Esgotamento Profissional é um distúrbio emocional que pode ficar muito grave e caso você tenha sintomas não deixe de procurar ajuda médica/profissional.

2.     Turismo Responsável;

Com o tema, AFINAL DE CONTAS: O QUE É TURISMO RESPONSÁVEL?, Gustavo Pinto, do Instituto Vivejar, tocou num dos pontos mais importantes de todo o evento, um tema que é mais do que urgente, e que deveria ser prioridade em todas as rodas de conversas sobre o futuro e, mais ainda, o momento presente do turismo.

A ABBV – Associação Brasileira de Blogs de Viagem, como entidade que regulamenta e defende os interesses desse mercado, mas também, ao mesmo tempo, promove e desenvolve profissionais do segmento turismo, não poderia deixar de incluir no seu Seminário um tema tão atual e pertinente.

É preciso deixar cada vez mais claro para os criadores de conteúdo de viagem sobre a importância de praticar um Turismo Responsável e a de reverberar nos seus blogs e nas suas redes sobre essa consciência, consciência essa que deve ou pelo menos deveria ser de todos.

Para os chamados “influenciadores” esse cuidado ao praticar e divulgar a atividade turística deve ser redobrado. Os criadores de conteúdo, e principalmente os blogueiros de viagem, precisam ter seu olhar aguçado para práticas não responsáveis, em tudo à sua volta, mas especialmente no Turismo.

Uma das frases mais marcantes durante a palestra do Gustavo Pinto é que “Turismo responsável é sobre tornar destinos turísticos em lugares melhores para se viver e se visitar – nesta ordem.” A partir dessa reflexão acredito que todos já possam pensar nas suas escolhas nas próximas viagens.

O curso sobre Turismo Responsável do Instituto Vivejar é bem extenso e toca em muitos assuntos delicados: é como colocar o dedo na ferida, mas necessário para uma nova consciência. Fala sobre negócios de impacto no turismo e a relação do anfitrião com o viajante.

Você conhece a teoria do Linkages e Leakages? De uma maneira bem resumida seria o quanto você pagou por uma viagem e o valor que realmente permanece naquela localidade, naquele destino. Já pensou sobre isso? Excelente reflexão também para a sua próxima viagem.

Alguns membros da ABBV já tiveram a oportunidade de realizar o curso do Instituto Vivejar, e outros blogueiros conheceram o trabalho do Instituto nessa oportunidade. 

Durante o seminário tivemos o prazer de conhecer um pouco mais sobre o assunto e foi um momento muito especial, afinal essa é uma urgência, pois o turismo precisa ser cada vez mais responsável, sustentável, ético, consciente e regenerador.

3.     Apresentação do programa de Afiliados da Civitatis;

Contamos também com a presença de um representante da empresa Civitatis, empresa patrocinadora do seminário, e que oferece tours de qualidade em português em diversos lugares do Brasil e do mundo, inclusive walking tours gratuitos.

A percepção dos associados da Civitatis está no diferencial que a empresa tem em atender às demandas de seus afiliados, ouvindo as necessidades de cada um, inclusive no planejando da expansão das ofertas de destinos de excursões, passeios e experiências de viagem.

4.     Marketing de Influência;

O Marketing de Influência também foi tema em nosso seminário, com informações

importantes e práticas para os blogs de viagem.

As meninas da Bora Assessoria, Bianca Lunardi e Nicole Ghorayeb, especialistas no tema, falaram sobre a importância dos influenciadores nas estratégias de marketing das marcas, os desafios e oportunidades, e como atuar com ética e profissionalismo neste mercado tão concorrido.

Trabalhar com marketing de influência vai além de postagens no Instagram, e incluí também os blogs, assim como outras plataformas de conteúdo. Para ter sucesso no marketing de influência é necessário ter seriedade e mostrar profissionalismo, atuando de forma estratégica e planejada, unindo e equilibrando, as solicitações dos clientes com os interesses da audiência, o que pode ser um grande desafio.

O que faz o marketing de influência ser um sucesso é a credibilidade do influenciador, que mesmo com um alcance menor, consegue uma grande conversão, justamente por ter um público que confia na sua recomendação. Esta confiança é o ativo mais importante para o influenciador, e deve ser sempre valorizada e zelada.

Aprendemos a importância de criar comunidade, desenvolver relacionamento com nossa audiência e entregar um conteúdo de qualidade. Também recebemos dicas práticas de como melhorar o desempenho no Instagram, como ter um CNPJ para emitir notas, como usar hashtags que atendam a legislação, e muitas outras informações importantes.

5.     Travel Techs;

E como o Turismo é algo dinâmico e está sempre se adaptando às novas realidades, nada melhor que entender um pouco sobre Travel Techs e, quem trouxe uma luz sobre o assunto foram a Virginia Falanghe, do Holmy e Carlos Humberto do Diáspora Black. Uma conversa sobre tecnologia sendo usada como pilar dos negócios não poderia ficar de fora desse seminário.

6.     Brandend Content;

E nessa maratona adorável de aprendizado do segundo dia de interações, tivemos também o Ricardo Moreno, do The Summer Hunter, batendo um papo sobre Branded Content, mostrando como criar histórias de sucesso, como focar na mensagem que será passada e como entender o interesse do público.

7.     Desmistificando o Juridiquês nos contratos;

A advogada Flávia Penido, sócia na Penido Advogados Associados e especialista em Direito Digital abordou, com muita descontração, o tema “Desmistificando o juridiquês nos contratos”, usando um vocabulário sem os jargões jurídicos que são quase inacessíveis para as pessoas leigas e dando ferramentas aos blogueiros para compreenderem um pouco mais o mundo jurídico.

8.     Negociação a Arte do Afeto

No segundo dia, tivemos uma palestra sobre Negociação e a Arte do Afeto. A Egnalda nos surpreendeu como uma excelente contadora de histórias explicando, na prática, como devemos negociar e, principalmente, o quanto precisamos nos valorizar.

Aprendemos bastante com essa palestra com exemplos claros de técnicas que podemos utilizar para lidar com empresas e clientes.

Ainda tivemos a oportunidade de conhecer melhor a história da Egnalda que serviu como inspiração para todos nós pois mostrou o quanto os resultados chegam quando trabalhamos com amor.

9.     Sorteios, encerramento e AGO/Eleição.

E o dia foi chegando ao fim com sorteios de e-books sobre Milhas, oferecido pela Milhas Sem Segredo; Vouhers de Acesso à sala Plaza Premium Lounge, no aeroporto de Guarulhos; vouchers de Seguros Viagem Nacionais e Internacionais oferecidos pela VitalCard; livros das associadas Natália, do blog 360 Meridianos e Luisa Ferreira, do Blog Janelas Abertas; uma vaga no Curso de Narrativas Afetivas de Viagens oferecida pelo jornalista Daniel Nunes e um voucher de 150 dólares para os passeios, oferecidos pela Civitatis.

Além disso, após um brunch foram realizadas as eleições da ABBV para o biênio 2022- 2024. Acompanhe aqui no blog da ABBV a matéria sobre a nova diretoria, que irá tomar possa agora no mês de maio.

Contribuíram para a elaboração desse texto: Elizabeth, do blog Elizabeth Werneck; Sharlene, do Blog CãoMigo; Patrícia, do Blog Patrícia Praticando Viagem; Joana, do Blog Viajô Caminhando e Olívia, do Blog Olívia, Garimpando por Aí.

Índice

Artigos Recentes

Assuntos Principais

Seja associado à ABBV

Junte-se à nossa comunidade de apaixonados por viagens e faça a diferença!

Impulsione sua marca no mercado de turismo

Seja uma empresa parceira e tenha alcance segmentado, credibilidade, visibilidade orgânica e assessoria na criação de projetos. Entre em contato conosco e entenda porque as parcerias com a ABBV funcionam.

Os criadores de conteúdo que integram a ABBV são identificados através deste selo exibido na home dos seus sites, cujo link leva diretamente ao cadastro ativo de sua conta aqui no site da ABBV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Como organizar uma press trip para blogs de viagem
Parcerias

Como organizar uma press trip para blogs de viagem

Press trips são viagens organizadas por órgãos de turismo ou empresas do setor com o objetivo de promover determinados destinos ou serviços. A ideia é convidar formadores de opinião a viverem uma experiência em primeira mão para que possam compartilhá-la com o público, ampliando a divulgação dos destinos e serviços de turismo que experimentaram.