Mais um ano está chegando ao fim e, depois de muito trabalho e dedicação, é hora de fazer uma retrospectiva de tudo o que foi realizado pela ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagem) ao longo de 2024. Confira abaixo algumas das nossas principais ações.
Seminário e nova diretoria
Em abril, junto ao Seminário, que foi realizado no MAM (Museu de Arte Moderna de São Paulo), no Parque do Ibirapuera, e reuniu muitos blogueiros para dois dias de aprendizado e networking, aconteceu também a eleição para a nova diretoria da ABBV.
A diretoria, composta por oito membros, assumiu para o biênio 2024/2026 com o compromisso de dar continuidade aos projetos das gestões anteriores e trazer cada vez mais melhorias para os associados, ajudando no desenvolvimento e no crescimento, além de fortalecer as relações com o mercado.
Turismo no Rio Grande do Sul
Depois de passar por uma situação de calamidade pública devido às chuvas intensas que atingiram grande parte do estado, o Rio Grande do Sul teve destaque entre as ações realizadas pela ABBV.
Em junho, Luisa Mazuim, do blog Viagens no Divã, participou da “Imersão ao Turismo no Litoral Norte: Torres em Destaque”, para conhecer mais sobre a cidade, que é um dos principais destinos de praia do RS. O evento foi uma forma de fortalecer o turismo e a economia local.
No mês seguinte, todos os associados tiveram a oportunidade de participar de um encontro virtual com representantes de várias áreas do turismo do Rio Grande do Sul, como hotelaria, agências, restaurantes e outras. Cada um compartilhou informações sobre o estado e a importância da retomada no fluxo das viagens para algumas regiões.
Press trip
A convite da Secretaria de Turismo de Sergipe, membros da ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagem) participaram também de uma press trip ao estado, em um roteiro com praias, cultura, história, gastronomia e muito mais.
A viagem foi uma oportunidade para que os criadores de conteúdo pudessem vivenciar novas experiências e mostrar aos seus leitores a riqueza turística do estado e todas as possibilidades de passeios, despertando o desejo de conhecer o local.
Novidades da gestão
Buscando ampliar cada vez mais a atuação dos associados e fortalecer a relação com o mercado, a nova diretoria seguiu realizando algumas ações, como as lives mensais de treinamento, a pesquisa que foi feita entre associados, com apresentação do resultado, e o lançamento do novo site da ABBV, exclusivo para os associados.
Membros da diretoria participaram também de eventos e feiras importantes, como a Travel Next Minas, o Salão Nacional do Turismo, um evento na casa do Cônsul dos Estados Unidos no Visit USA em SP, o TurisRio no Blue Note Rio, um painel no Visit USA em Belo Horizonte e o Congresso Nacional de Turismo Sustentável, também em BH.
Uma das principais novidades foi ampliação dos critérios para novos associados, passando a incluir também mídias não escritas, para aumentar a abrangência. A medida foi votada em assembleia extraordinária, que definiu pela admissão de criadores de conteúdo de viagem em sentido mais amplo, sejam em vídeos, fotos e/ou podcasts, tendo cada categoria seus critérios específicos que são avaliados por uma comissão.
Novas viagens
Fechando a programação 2024, foram realizadas duas press trips com participação de blogueiros da ABBV, para o Espírito Santo e Minas Gerais. Raquel Pryzant, do Sola no Mundo, e Beatriz Arous, representando o Ideias na Mala, passaram alguns dias na região das montanhas capixabas, em uma viagem que uniu natureza, boas comidas e programas divertidos para todas as idades, tendo a famosa Pedra Azul como cenário.
E Juliano Gomes, do Blog Haja Visto, e Luis Moura, do blog O mundo e seu, estiveram em Belo Horizonte para celebrar as formas de fazer queijo artesanal de Minas, que foi eleito Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade pela UNESCO. O evento de comemoração foi no no Palácio da Liberdade.
Perspectivas 2025
Para o novo ano, já está previsto o seminário, que acontece tradicionalmente no primeiro semestre, e a participação em mais uma edição da WTM (World Travel Market), principal evento mundial da indústria de viagens e turismo da América Latina.
Além disso, serão realizadas ações que visam a aproximação entre a Associação e o mercado, buscando parcerias com grandes marcas do turismo, proporcionando benefícios para os associados.