Pesquisa da ABBV revela: blogs de viagem são o meio de comunicação de maior credibilidade entre os viajantes independentes

Um estudo inédito — realizado pela ABBV, Associação Brasileira dos Blogs de Viagem, em parceria com a Idealis Pesquisa e Comunicação — mostra a influência dos blogs de viagem sobre o turista brasileiro. A sondagem confirma a importância do segmento na tomada de decisão do viajante e mapeia o perfil dos leitores que acompanham os relatos diários dos blogueiros.

Segundo a pesquisa, feita através de 40 blogs associados à ABBV, 70% dos leitores utilizam os blogs de viagem como fonte de consulta para a escolha do destino. Os leitores destes canais são viajantes independentes e experientes. Eles planejam sozinhos o roteiro e usam a internet como fonte de informação e meio para contratar serviços, como hospedagem e passagens aéreas.

A indicação de amigos vem em segundo lugar com 46% da preferência dos leitores e as reportagens em revistas e jornais especializados aparecem, em seguida, com 37%. A minoria dos leitores, 12%, escolhe para onde vai nas férias através de pacotes de agências de viagens.

A pesquisa desvenda, ainda, a relação estreita construída entre leitores e blogs.  O  estudo  da  ABBV  revela que 68% dos leitores afirmam “confiar muito” nos blogs de viagem como fonte de consulta. Este número é mais do que dobro em relação à confiança nas informações publicadas pelas revistas de turismo, que aparecem em segundo lugar, com 32%. Já as agências  de viagem representam o meio em que os leitores menos confiam: apenas 13% levam em conta as informações fornecidas pelas agências.

Entre os canais disponíveis para o leitor buscar informação  —  jornais, revistas, guias turísticos, agências de viagem e portais  —  os  blogs  são  o único canal em que nenhum leitor afirmou não confiar. Quando se trata de post patrocinado (ou publieditorial), um modelo publicitário frequente em blogs, mais da metade dos leitores (53%) de blogs de viagem dizem confiar neste tipo de informação desde que a prática seja transparente.

O perfil principal dos leitores de blogs de viagem se concentra em mulheres jovens (entre 25 e 34 anos), urbanas, com curso superior e renda maior do que 10 salários mínimos. Dos leitores que participaram  do  estudo,  77% acessam os blogs em busca de dicas. Eles querem, com prioridade, informações sobre o que ver, visitar e onde comer no destino. Chama atenção, porém, o número de pessoas que consultam os blogs para ler os relatos sem necessariamente estar planejando uma viagem: 69%. A pesquisa da ABBV sobre o perfil e tomada de decisão do leitor na hora de  escolher seu destino é a primeira ação da associação com a proposta de promover e divulgar estudos sobre o mercado de turismo e blogs de viagens.

Para realizar o estudo “A influência dos blogs de viagem sobre o turista brasileiro” foram ouvidas 2.276 pessoas, entre 3 e 14 de setembro, através de questionários disponibilizados por 40 blogs associados à entidade. A ABBV, Associação Brasileira dos Blogs de  Viagem, fundada em maio de 2012 é a primeira da América Latina a regulamentar e defende os interesses  dos blogs que atuam neste nicho no mercado nacional.

O relatório da pesquisa “A INFLUÊNCIA DOS BLOGS DE VIAGEM SOBRE O TURISTA BRASILEIRO” está disponível em http://www.bit.ly/pesquisaABBV.

Foto: Krzysztof Baranski | Stock.Xchng

Índice

Artigos Recentes

Assuntos Principais

Seja associado à ABBV

Junte-se à nossa comunidade de apaixonados por viagens e faça a diferença!

Impulsione sua marca no mercado de turismo

Seja uma empresa parceira e tenha alcance segmentado, credibilidade, visibilidade orgânica e assessoria na criação de projetos. Entre em contato conosco e entenda porque as parcerias com a ABBV funcionam.

Os criadores de conteúdo que integram a ABBV são identificados através deste selo exibido na home dos seus sites, cujo link leva diretamente ao cadastro ativo de sua conta aqui no site da ABBV.

Respostas de 15

  1. Essa pesquisa aponta o futuro do turismo.
    Os excelentes blogs de viagem existentes no Brasil têm total credibilidade entre seus leitores, uma vez que refletem a experiência dos próprios blogueiros e dos seus seguidores.
    Parabéns à iniciativa de ser criada essa Associação, que ainda vai dar muito o que falar.

  2. Foi através de blogs como o seu que eu comecei a me interessar por viajar de forma independente, o que hojé é um vício…rs

    E, de tanto pesquisar as experiências de outras pessoas, também surgiu a ideia de passar a minha pouca experiência em um blog – bem no iniciozinho ainda – para retribuir a ajuda…

    Parabéns pelo seu blog!

  3. Excelente notícia.
    Mas devemos ficar alertas que com o reconhecimento, vem a responsabilidade!
    O compromisso maior do blogger é com a verdade, e neste passo, relatar o que de fato foi experimentado é a maior garantia de credibilidade que se tem.


  4. Claro que uma pesquisa feita através de blogs de viagem vai apontar que os blogs de viagem são o meio mais utilizado para escolher um destino.
    *facepalm

    1. Choo Choo, a pesquisa não foi feita entre os blogs e sim entre os usuários (leitores) de blogs e outras mídias.

      A pesquisa torna ainda mais importante a existência da ABBV e da RBBV, que buscam conscientizar da necessidade dos blogueiros atuarem com ética, verdade e transparência em seus blogs, assim como o Diogo Avila mencionou.

      Ótima pesquisa.

      1. Também acho que o meio de aplicação da pesquisa é tendencioso, a partir do momento que só são coletados dados através de um formulário disponibilizado em blogs, apenas as pessoas que já são seguidoras dos blogs de viagem e turismo é que terão acesso a ele. A pesquisa ignora os demais turistas (aqueles que provavelmente usam outros meios para se informar e tomar decisões). Acho que os blogs tem mesmo um papel importante, (me enquadro nesse perfil) mas a pesquisa deveria ser aplicada de forma mais ampla para obter respostas mais aproximadas da realidade, por que no fim a pesquisa só aponta que aqueles que já usam os blogs depositam alta confiança nas informações que encontram.

        1. Caros, a pesquisa teve como objteivo mapear o perfil dos leitores de blog. E, além disso, entender a relação que essas pessoas têm com os blogs de viagem. A pesquisa não tem a pretensão de mapear o perfil do turista brasileiro em geral. Mas é inegável que os leitores de blogs fazem parte deste universo e que os blogs vêm se consolidando como fonte de pesquisa para uma parcela dos viajantes – sobretudo aqueles mais experientes, que preferem montar seus roteiros de forma atonôma.

    2. Cho Cho.

      Se estou interessado sobre os dados referentes a viagem tenho que ir onde as pessoas falam de viagem. De nada adiantaria fazer uma pesquesa sobre o perfil, preferência ou destino do viajante em um blog de futebol.
      O que foi feito foi procurar o público alvo, somente isto.

  5. Parabéns a todos!
    Acho que estamos construindo um ciclo virtuoso, onde escrevemos com propriedade e transparência. O leitor por sua vez, indetinfica-se com aquilo que foi publicado, dissemina e torna-se fiel ao blog que ganha força e produz um conteúdo cada vez melhor! 😉

    Viva la revolución! 😉

  6. Fiquei muito feliz com os resultados, isso mostra cada vez mais que estamos trabalhando de forma profissional. Nossos leitores gostam do nosso trabalho e acreditam e confiam em nós. Credibilidade é tudo! Parabéns a todos os envolvidos.

  7. As pessoas consideram realmente a experiencia vivida pelo blogueiro, dão um valor especial por parecer algo mais pessoal.

    Muitos imaginam que por se tratar de empresa (editora, etc) a responsabilidade de quem está escrevendo não é a mesma de quem trata pessoalmente do seu blog. Talvez seja este o fato que esteja amparando o crescimento da confiabilidade dos blogs de viagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Como organizar uma press trip para blogs de viagem
Parcerias

Como organizar uma press trip para blogs de viagem

Press trips são viagens organizadas por órgãos de turismo ou empresas do setor com o objetivo de promover determinados destinos ou serviços. A ideia é convidar formadores de opinião a viverem uma experiência em primeira mão para que possam compartilhá-la com o público, ampliando a divulgação dos destinos e serviços de turismo que experimentaram.