O impacto dos blogs de viagem na tomada de decisão do leitor

Por Mariana Berutto |

A Internet mudou tudo, já sabemos disso. Mudou a forma como nos
comunicamos, nos divertimos, nos informamos, consumimos etc. Essas mudanças
tiveram profundo impacto em diversas indústrias – também sabemos disso. A
indústria da música foi a primeira e talvez a mais visível.  A indústria do
turismo veio na sequencia, e também vem sofrendo profundas transformações.

Uma pesquisa feita pelo Ministério do Turismo em 2009 revela que 39% dos
brasileiros que viajam regularmente usam a Internet para buscar
informações na hora de planejar uma viagem.  Esse dado é ainda mais
impressionante quando comparamos com as antigas fontes de informação:
agências de viagem, revistas, guias turísticos, jornais e televisão,
somados, representam apenas 18,4%.  E esse número só faz crescer:
pesquisa da ComScore mostra um crescimento no Brasil em 42% do acesso à
Internet para planejamento de viagem entre 2010 e 2011.

Mas como o viajante consulta a Internet? Busca de hotéis e passagens
lideram as consultas. A busca por informações de destinos e viagem em geral
também ocupa lugar de destaque com aumento de 36% em 2011, ainda segundo a
ComScore. Na hora de escolher um destino ou hotel, as pessoas confiam na
indicação de terceiros: amigos, familiares e aqueles que possuem
experiência sobre o assunto.  É neste cenário que sites de recomendações e
as redes sociais se consolidam como influenciadores na hora do planejamento
de viagens.

Os blogs de viagens no Brasil vêm crescendo e começam a chamar a atenção
das empresas do setor e da imprensa. O tom pessoal das informações,  a
seriedade e o compromisso com que uma parcela dos blogueiros conduz seus
blogs, e a possibilidade de interação com os leitores são os ingredientes
que transformam os blogs em comunidades ativas e engajadas.

Ainda não existem pesquisas que mostrem o alcance desses blogs de viagem no
Brasil, mas alguns dados concretos confirmam a importância desse setor no
processo de decisão de compras.

1.  Audiência | Juntos, os nove blogs que fundaram a Associação
Brasileira de Blogs de Viagem possuem audiência mensal de 2.6 milhões de
pageviews e 1.1 milhão de visitas.

2. Influência  | Alguns casos:

a.  Após indicar duas pousadas distintas no blog Matraqueando, a
autora Silvia Oliveira recebeu e-mails dos gerentes informando que os
hotéis recebem semanalmente turistas que chegam a partir da leitura do
blog. Já o dono de um restaurante escreveu contando que a indicação no blog
resultou em um aumento de 30% pela procura de seu estabelecimento na alta
temporada.

b.  Em 2011, o blog Conexão Paris recomendou a seus leitores o
restaurante Alcazar, em Paris, como uma boa opção para a noite do
Reveillon. Como consequência, 175 brasileiros reservaram uma mesa no
restaurante.

3. Engajamento

– Os posts mais acessados do blog Viagem na Viagem possuem cerca de 2 mil
comentários cada.

– No total, o Conexão Paris possui cerca de 100 mil comentários publicados,
o que significa uma média de 40 comentários por post.

Os números mostram a profissionalização do setor. Os blogueiros começam a
se dedicar em tempo integral e a ser remunerados por essa atividade.  Pesquisa
da Comscore mostra que o Brasil é líder mundial no acesso a blogs, tendo
96% de alcance.

Enquanto em 2011 o acesso a blogs em geral cresceu uma
média de 11% mundialmente, no Brasil esse crescimento foi de 44%. E, dentro
deste cenário, os blogs de viagem se despontam se consolidando como peças
chave neste novo cenário da indústria do turismo.

A ABBV tem, entre seus objetivos, levantar informações e números concretos
sobre blogs de viagem e viabilizar pesquisas que detalhem o papel desses
atores no planejamento de viagem dos brasileiros, no intuito de promover a
profissionalização e o crescimento deste mercado, de maneira ética e
transparente.

Imagem:  Svilen Milev

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Respostas de 15

  1. Ótimo texto Mariana.
    Eu me incluo neste grupo que procura dicas em blogs de viagens para organizar os meus passeios.
    De hotéis a restaurantes, estou sempre consultando.
    Bjs.

  2. Mariana
    Muito bom o texto.
    Sempre consultei blogs de viagens para planejar as minhas viagens. Este ano, meu marido e eu resolvemos escrever um blog sobre nossas viagens.É uma delícia passar adiante nossas experiências e com isto contribuir para o planejamento da viagem de outras pessoas. Estou começando e não tenho noção dos números que são considerados bons com relação aos acessos. Tem como você me dar uma dica?
    obrigada e bjs
    Quenia

  3. Ótimo texto. Eu sempre planejei as minhas viagens e os blos facilitaram a minha vida. Pesaquiso absolutamente tudo e sigo as dicas dos demais leitores também. Nunca enrrei numa furada. Melhor ainda quando as pessoas relatam as experiências após o retorno das férias.

  4. Quênia, não existe bom ou ruim em relação ao número de acessos. Não se preocupe com isso no momento. O crescimento da audiência de um blog é uma construção, feita a cada dia, e o resultado de um trabalho sério e de qualidade.

    Se você dedicar ao seu blog, primar pela qualidade da informação e ser ética na relação com os leitores, parceiros e mercados, seu blog ganhará visibilidade. Não existe mágica…

  5. Essa nova forma de pesquisa é, alem de prática, uma delícia! Eu me sinto independente quando pesquiso, leio os comentários e enfim tomo minhas decisões. Parabens pela Associação e para cada um desses blogs maravilhosos que nos ajudam a montar nossos roteiros de viagem.

  6. Eu acho um luxo poder contar com sugestões e avaliações de gente experiente na hora de planejar minhas viagens. Procuro, leio, anoto, sigo… E na volta deixo as mingas sugestões e avaliações para os próximos viajantes.
    Djilícia!

  7. Olá bom dia! Como leitora assídua de blogs de viagens parabenizo a equipe de blogueiros pela iniciativa que resultou na criação desta Associação.
    Os blogs de viagens trouxeram uma nova,inteligente e barata opção de planejamento de férias.
    Meus agradecimentos especiais aos blogs “Conexão Paris”; “Pelo Mundo”; Por onde andei”;”Americana da America do Sul”;”Dri EveryWhere”;pePPer Fashion por Claudia Pimenta (imbatível nas indicações de cremes e afins)e ao “Viaje na Viagem e suas bóias).
    Ana Mota

  8. Excelente texto com dados, fatos e números que mostram a força que os blogs de turismo tem na influência da venda de produtos de turismo ao mercado.

    Quem tem blog já há um tempo, vivencia isso na prática. É muito bom receber feedback do leitor ou fornecedor quando um texto seu motivou as pessoas a visitar aquele lugar.

    Abraço,
    Thiago

  9. Estou adorando a iniciativa. Não consigo parar de ler os artigos e aguardo ansiosa os próximos posts. Aqui vai algumas sugestões: Como capitalizar o seu blog de viagem e como nós blogueiros podemos ajudar uns ao outros.

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