EUA confirma pioneirismo da ABBV e lança manual de conduta para blogueiros de viagem

A US Federal Trade Commission – FTC (Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos) acaba de lançar diretrizes que estabelecem parâmetros mais rígidos de transparência na relação dos blogs de viagem com seus leitores. Agora a FTC exige que os blogueiros informem com clareza e de maneira explícita que o conteúdo editorial publicado é resultado de uma Press Trip. Essa exigência passa também pelas mídias sociais.

A proposta do órgão norte-americano é evitar que o consumidor seja enganado ao ler informações que, a princípio, são um endosso do blogueiro baseado em uma cortesia. A comissão orienta, inclusive, que o blogueiro use no Twitter a hashtag #presstrip quando a mensagem levar a um conteúdo patrocinado. Ou seja, não são apenas os posts nos blogs que precisam informar claramente que o blogueiro viajou a convite. Um tweet divulgado pelo blogueiro também precisa deixar isso bem explicadinho. No Brasil, até onde sabemos, é costume de alguns colocar a abreviação #ad em tweets pagos. Mas, talvez, não exista ainda um termo para destacar que aquela mensagem é derivada de uma viagem paga, por exemplo.

A regularização do mercado de blogs de viagem é uma tendência. Cabe ressaltar que a ABBV, primeira associação de blogs de viagem das Américas, foi pioneira ao lançar um Código de Ética que reforça essa conduta. O documento elaborado pela FTC confirma o que a ABBV defende desde sua fundação, há quase um ano. Ainda é uma conquista para o nosso mercado a ampla adoção da prática de identificar um post pago ou uma viagem feita a convite. Nem todos os blogueiros já embarcaram.

Para a ABBV, no entanto, essa boa prática tem sido uma bandeira levantada desde o primeiro momento: clareza na relação com os leitores, demonstrada através da informação simples, direta e visível de que o blogueiro viajou “a convite” ou de que aquele texto que está sendo lido é um publieditorial.

O tópico “Transparência com os leitores” do código da ABBV destaca:

1) Em caso de contrato de publieditorial, o blogueiro deve sinalizar para o seu leitor que trata-se de um texto publicitário, seja através de um banner ou de sinalização no início ou no final da postagem;

2) Em caso de viagens patrocinadas (fam trips/ press trips), o blogueiro deve pontuar no texto (no início ou no final), assim como no caso de um publieditorial, que trata-se de uma ação de marketing e sinalizar a empresa envolvida;

3) Em caso de viagens patrocinadas, o blogueiro deve pontuar, antes do início da ação, que a publicação de material deverá respeitar o comprometimento com a veracidade das informações, ou seja, que a postura crítica do blog deverá ser respeitada. O blogueiro não poderá ser tolhido de criticar pontos de atenção, que precisam ser revistos;

4) Em caso de publicação de releases enviados por assessorias de imprensa, o blogueiro deve sinalizar a fonte do material e não se apropriar do texto como se fosse seu;

5) Em caso de recebimento de comissão de empresas indicadas no blog, o blogueiro deverá deixar claro para o leitor quais são as empresas que lhe remuneram.

Como vemos, a novidade que está sendo anunciada agora pela americana FTC não é, portanto, nenhum susto para a ABBV e seus associados. O texto publicado no site especializado Tnooz sobre as novas regras nos EUA sugere: “Parece que o mais seguro para os blogueiros americanos é colocar a expressão #presstrip nos tweets relevantes nos quais eles recomendam algum produto ou experiência que tenham recebido de graça”.

Exagero? Ou um passo necessário para educar um mercado que, por enquanto, convive com variados estilos de postura ética?

Leia mais:

Código de Ética da ABBV

FTC Document (em inglês)

Foto: Stock Xchng

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Respostas de 3

  1. A transparência é a alma do negócio. Isso funciona para todos os seguimentos e não deveria ser diferente para o profissional blogueiro. Pode ser que no Brasil leve um tempo para esta prática ser aplicada, mas nos EUA, marketing é sinônimo de um mercado gigante e as boas práticas devem ser adotadas por todos os meios de divugação.
    Até mesmo aquele jornalzinho que chegam aos endereços, ou emails marketing, oferecendo algum pacote de viagem, cruzeiros, investimentos bancários, time share, ações de empresas etc, têm que mostrar que aquilo é uma propaganda paga por empresa X.

    Parabens pela matéria e vamos ver se coisa pega, né?

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