Como organizar uma press trip para blogs de viagem

Como organizar uma press trip para blogs de viagem

Press trips são viagens organizadas por órgãos de turismo ou empresas do setor com o objetivo de promover determinados destinos ou serviços. A ideia é convidar formadores de opinião a viverem uma experiência em primeira mão para que possam compartilhá-la com o público, ampliando a divulgação dos destinos e serviços de turismo que experimentaram.

A prática sempre foi comum com veículos de imprensa – especialmente jornais e revistas – mas, ao trabalhar com blogs de viagem, é interessante ter em mente algumas características próprias da criação de conteúdo digital.

Encontre os nichos de interesse da marca

A grande virtude da internet é que ela abre espaço para criadores de conteúdo de todos os estilos e permite a mobilização de nichos qualificados, formados ao redor de interesses específicos.

O volume de audiência é um dado relevante, mas não deve ser o principal critério de seleção para a lista de convidados. O importante é trabalhar com blogueiros que gerem engajamento no segmento do seu público-alvo.

Busque encontrar os influenciadores digitais que atuam nos nichos de interesse da sua marca, que compartilham os valores e o estilo de vida representados pela sua empresa. Assim, o conteúdo gerado por eles a partir da blog trip terá autenticidade e mais aderência ao público.

Flexibilize a agenda de atividades

Nas press trips, é comum que o grupo se mantenha junto, cumprindo a mesma agenda de compromissos e atividades guiadas. Considere permitir alguns períodos de tempo livre para que cada influenciador busque programas mais adequados aos temas específicos de seu canal. Ofereça passes de transporte e de atrações para permitir que os blogueiros explorem os destinos de acordo com seus ritmos e interesses, e você verá surgirem conteúdos exclusivos, com abordagens próprias e criativas.

Lembre-se também de que blogueiros são criadores de conteúdo multimídia e que, além de tomar notas, eles precisam alternar entre câmera, celular etc. e depois, quando chegam ao hotel, ainda precisam de um tempinho para fazer backups e recarregar todos os equipamentos. Reserve tempo para todo esse processo.

Nada substitui a experiência

Vá além do turismo de sightseeing e planeje atividades interativas. Dê oportunidade para seus convidados vivenciarem experiências interessantes, tirarem selfies, fazerem vídeos, expressarem sua própria linguagem e estilo, darem sua opinião, pois tudo isso faz parte da conexão carismática que os blogueiros criam com o público.

Remuneração do criador de conteúdo

Embora o budget seja sempre uma questão importante para qualquer equipe de marketing, ao planejar uma press trip é ideal levar em conta um valor de diária, não apenas como ajuda de custo, mas como remuneração à dedicação de tempo (que envolve também um custo de oportunidade) e à criação de conteúdo constante – durante o período da viagem e os meses subsequentes, pois os blogueiros tendem a continuar criando posts e promovendo novamente os conteúdos criados a partir da press trip.

Conduza negociações justas e transparentes

Assim como nas press trips para veículos de imprensa, é preciso respeitar a liberdade editorial – o influenciador deve sempre priorizar o conteúdo autêntico e manter a transparência com o público. Se o convite estiver atrelado a determinadas condições, deixe claras as expectativas da empresa antes da viagem acontecer, para que os influenciadores tenham oportunidade de recusar o convite caso não concordem com os termos.

Considere permitir que os blogueiros se inscrevam

Uma alternativa interessante para a seleção de convidados é abrir um período de inscrição. Divulgue as condições, os critérios de seleção e deixe que os blogueiros interessados se inscrevam. Isso vai gerar um buzz entre influenciadores e você pode se surpreender ao descobrir ótimos blogs e canais que a sua equipe não conhecia.

A seleção por votos não é recomendada, por ser uma tática já desgastada com o público, além nem sempre resultar na eleição do influenciador mais adequado para a sua marca ou campanha. A partir das inscrições, sua equipe poderá selecionar aqueles que têm a melhor combinação de perfil x estilo de conteúdo visibilidade engajamento.

Alinhe a estratégia com as equipes de marketing

As press trips são uma excelente oportunidade de movimentar as redes sociais da própria empresa. A equipe de marketing digital pode acompanhar, interagir e compartilhar os conteúdos criados a partir da viagem.

A equipe de publicidade, por sua vez, encontrará nos participantes da press trip influenciadores que vivenciaram a experiência da marca e já estão sensibilizados para suas mensagens-chave. Desta forma, é possível realizar campanhas autênticas e em sinergia com o conteúdo editorial já criado por eles.

Invista em relações éticas

Este é um mercado que ainda está em formação, e cabe a todos nós criar um ambiente de negócios saudável. Estabelecer relações éticas é fundamental para os blogs, que se baseiam na confiança dos leitores, e para as empresas, que buscam nos ambientes editoriais visibilidade, credibilidade e conversões.

Fernanda Castelo Branco é profissional de marketing digital e foi Diretora de Comunicação da ABBV na Gestão 2018/2020.

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