Cada blog tem que ser único

Por Elisa Araujo |

São muitas as tentações para os blogueiros de viagem. Um convite para uma press trip aqui, outro convite para uma experimentar um destino ali. Quem resiste? Ou melhor, por que resistir?

A resposta para a primeira pergunta eu não sei. Responder a segunda é fácil. Por que resistir a um convite? Porque ele não tem a ver com a essência do seu blog. Sim, blog tem essência, ou pelo menos deveria ter.

A essência de um blog é aquilo que torna o seu conteúdo verdadeiro e autêntico, e é isso que vai conquistar os leitores. Pensando em termos humanos, a essência é o que nos torna únicos. Quando negamos isso… bem, os consultórios de analistas estão cheios, certo?

Portanto, se me perguntassem qual o primeiro passo para construir um blog de sucesso, eu diria: “descubra a essência do seu blog e seja sempre fiel a ela”. Ninguém está dizendo que é fácil, mas é possível. Vamos lá.

Primeiro, pergunte-se por que você começou a blogar sobre viagens e sobre o que você gosta de escrever no seu blog. Anote as respostas num papel e guarde em lugar seguro. Você vai voltar a elas várias vezes ao longo da sua carreira de blogueiro (esperamos que seja uma longa carreira). São essas duas respostas que formam a essência do seu blog. Descobrir essa essência, a alma do seu blog, é o mais importante para que ele seja único e tenha um verdadeiro diferencial.

É fácil confundir diferencial com nicho. Vamos dizer que nicho seja “aquilo sobre o que você escreve”, por exemplo, viajar com crianças, viagens para a terceira idade, viagens de lua de mel, viagens econômicas. Blogar em um nicho é fazer um corte no amplo universo de possibilidades de temas sobre os quais escrever. O seu nicho poder ser por público (famílias), estilo (luxo, econômico), destino (uma cidade ou um país), objetivo da viagem (compras, enxoval de bebê) etc. Diferencial é mais é mais profundo.

Diferencial é o “como” você pega o tema que elegeu e o transforma em um conteúdo que só você poderia oferecer aos leitores. Diferencial é a maneira como você trata o assunto, as informações que escolheu apresentar, as informações que optou por deixar de fora, o ângulo que você escolheu para fotografar aquela atração turística que já foi mais clicada que qualquer astro de Hollywood. Diferencial pode ser exatamente não mais fotografar a tal atração turística.

Diferenciar-se é preciso, especialmente neste momento em que o número de blogs de viagem no Brasil cresce com uma facilidade que parece sugerir que a coisa mais fácil do planeta é… criar um blog de viagem. E é mesmo. Vai lá no WordPress e cria um blog. É simples e é para ser mesmo. Difícil é manter, difícil é ser único.

Voltando ao início do texto e ao dilema de resistir ou não a um convite para uma press trip. Dizer não é difícil e talvez nem seja necessário. Mas pensa comigo… Só aceite se a viagem estiver em sintonia com a essência do seu blog (volte ao papel que você guardou na gaveta e leia o que você escreveu). Vale o mesmo conselho se você está pensando em ir para algum destino por conta própria: escolha para onde ir (ou aceite o convite) pensando em como apresentar o conteúdo de uma maneira só sua. Do contrário…

Do contrário você vai ser apenas mais um, você vai estar somente seguindo o que os outros estão fazendo ou já fizeram antes. Quem segue não lidera nem escolhe o caminho. Sabe aquela foto que todos já clicaram? Pois é, não faz igual, não. Olhe de um ângulo diferente. Ou questione se a foto precisa mesmo ser feita e publicada. Sabe aquela dica que todos já deram? Então. Pesquise de uma outra maneira, pense numa outra abordagem, ofereça algo novo. Fazer o que todo mundo está fazendo não é garantia de sucesso, ao contrário, é garantia de que você é apenas igual aos outros. Lembra um pouco a fase da adolescência: adolescentes querem ser diferentes, mas ainda são inseguros e a maioria acaba sendo igual entre si, usa as mesmas marcas, o mesmo corte de cabelo, a mesma calça jeans, o mesmo tênis. Clonam-se por segurança.

O que acontece é que os blogs que têm essência, que têm um verdadeiro diferencial, esses se destacam, conquistam os leitores. Conquistar é atrair + manter. Atrair é fácil, certo? Manter já é outra história. Um blog só mantém seu público se consegue apresentar um conteúdo único, que faça os leitores voltarem procurando aquelas linhas de texto, aquela combinação de dicas, aquela imagem que sabem que não vão encontrar em outra url.

Estou aqui escrevendo sobre blogs de viagem, mas o conceito é o mesmo para blog de qualquer segmento. Se você não é único, você é apenas mais um. Mais um na multidão.

Foto: BSK | Stock Xchng

_________________

Elisa Araujo é jornalista, Mestre em História Social da Cultura e especialista em conteúdo digital. Atualmente é diretora comercial do blog Viaje na Vigem e Diretora de Relações com o Mercado da ABBV.

Índice

Artigos Recentes

Assuntos Principais

Seja associado à ABBV

Junte-se à nossa comunidade de apaixonados por viagens e faça a diferença!

Impulsione sua marca no mercado de turismo

Seja uma empresa parceira e tenha alcance segmentado, credibilidade, visibilidade orgânica e assessoria na criação de projetos. Entre em contato conosco e entenda porque as parcerias com a ABBV funcionam.

Os criadores de conteúdo que integram a ABBV são identificados através deste selo exibido na home dos seus sites, cujo link leva diretamente ao cadastro ativo de sua conta aqui no site da ABBV.

Respostas de 19

  1. Ter o seu diferencial e respeitar o do outro são regras de civilidade, antes de tudo. Saber encontrar seu lugar no Mundo, mesmo que na blogosfera é um trabalho cotidiano, é dar ao blog além da sua cara, seu caráter. Excelente abordagem, para pensar e fazer pensar, para incutir a dúvida, tão crucial na vida. Para mim já valeu… Abraços,

    Paula

  2. oi Elisa
    Gostei muito do seu texto especialmente porque sou uma baby blogueira de viagens. Sim, o nicho eu já sei, mas ainda tenho minhas dúvidas sobre a essência do que desejamos para o Diário de Viagem.
    Tenho trabalhado nisso e seu artigo veio no momento certo!

  3. Gostei muito do artigo! Ser único sempre é um diferencial, e no meio de tanta informação disponível as vezes fica difícil achar bom conteúdo. Achei algo do qual gosto de escrever que é sobre viagens! Tenho uma paixão por viajar e conversar sobre culturas e lugares. Mas pensando bem, não sei em qual nicho nosso blog se encaixa! 🙂 Uma hora a gente descobre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Como organizar uma press trip para blogs de viagem
Parcerias

Como organizar uma press trip para blogs de viagem

Press trips são viagens organizadas por órgãos de turismo ou empresas do setor com o objetivo de promover determinados destinos ou serviços. A ideia é convidar formadores de opinião a viverem uma experiência em primeira mão para que possam compartilhá-la com o público, ampliando a divulgação dos destinos e serviços de turismo que experimentaram.