Acessibilidade digital: como tornar seu blog mais inclusivo

Acessibilidade digital - como tornar o blog mais inclusivo - Foto Josh Calabrese

O Movimento Web para Todos foi idealizado em 2017 para transformar a internet brasileira em um ambiente mais inclusivo. A iniciativa promove práticas que facilitam a navegação do conteúdo digital por pessoas que possuem mobilidade reduzida ou dificuldades motoras, pessoas surdas e com baixa audição, pessoas cegas, com baixa visão e daltônicos – além de uma série de outras deficiências, como intelectuais, cognitivas e múltiplas.

Estamos falando de um público potencialmente grande: são 45 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência (Censo IBGE 2010). Porém o MWT estima que atualmente somente 5% das páginas da web brasileiras são acessíveis para eles.

Tecnologias assistivas para a acessibilidade

A tecnologias assistivas são softwares que auxiliam a navegação online ou adaptam o conteúdo para quem não consegue acessar da forma habitual. Alguns exemplos são controles de cursor com movimentos da cabeça ou comando de voz para usuários que não podem usar teclado e mouse, aplicativos narradores de conteúdo para usuários com baixa visão, ou mesmo avatares que traduzem o texto para Libras – linguagem de sinais usadas por deficientes auditivos.

Tecnologias como essas permitem que muitos desses usuários possam realizar atividades online que pesquisar, consumir entretenimento e comprar pela internet.

Como tornar seu blog mais acessível

O que criadores de conteúdo, designers e desenvolvedores podem fazer para tornar o blog mais amigável para pessoas com deficiência e mais adequado para tecnologias assistivas? A atenção a alguns pontos pode fazer a diferença:

  • Prefira escrever na ordem direta: isso auxilia a interpretação dos avatares de Libras e, principalmente, a compreensão por parte de pessoas com dislexia e com baixo letramento, por exemplo.
  • Não exagere nas figuras de linguagem: elas podem ser um bom recurso estilístico mas é importante evitar exageros, pois são difíceis para a interpretação dos avatares de Libras e podem afligir pessoas com autismo.
  • Descreva as imagens informativas: use a função “image alt” para descrever a imagem ao criar um artigo para o blog – desta forma, softwares de leitura para cegos conseguem descrever as informações visuais de mapas, fotos, tabelas, ilustrações etc. O Instagram recentemente também adicionou essa funcionalidade.
  • Indique o destino dos links: evite chamadas genéricas como “Clique aqui”, “Saiba mais”, “post”. De preferência, use textos âncoras que indiquem o destino do link, citando o nome do site, por exemplo.
  • Ao produzir vídeos: insira legendas e avalie também incluir descrição de conteúdos que não sejam falados no vídeo, para que cegos não percam essas informações. Assim como conteúdo em áudio, como podcasts, devem ter transcrição.
  • Escolha estilos de fonte fáceis de ler: evite letras com estilo desenhado demais, ou com tamanho muito pequeno. As cores do texto e dos demais elementos também devem ter contraste em relação à cor do fundo.
  • Use botões de tamanho adequado: itens muito pequenos ou muito perto um do outro podem dificultar o clique para pessoas com dificuldade motora.

Muitas dessas práticas de acessibilidade digital são positivas de forma geral para o blog, inclusive para posicionamento nos mecanismos de busca, além de beneficiar outros usuários, como pessoas mais idosas. Saiba mais no site do Movimento Web para Todos.

Foto em destaque: Josh Calabrese


Leia também:

Índice

Artigos Recentes

Assuntos Principais

Seja associado à ABBV

Junte-se à nossa comunidade de apaixonados por viagens e faça a diferença!

Impulsione sua marca no mercado de turismo

Seja uma empresa parceira e tenha alcance segmentado, credibilidade, visibilidade orgânica e assessoria na criação de projetos. Entre em contato conosco e entenda porque as parcerias com a ABBV funcionam.

Os criadores de conteúdo que integram a ABBV são identificados através deste selo exibido na home dos seus sites, cujo link leva diretamente ao cadastro ativo de sua conta aqui no site da ABBV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Como organizar uma press trip para blogs de viagem
Parcerias

Como organizar uma press trip para blogs de viagem

Press trips são viagens organizadas por órgãos de turismo ou empresas do setor com o objetivo de promover determinados destinos ou serviços. A ideia é convidar formadores de opinião a viverem uma experiência em primeira mão para que possam compartilhá-la com o público, ampliando a divulgação dos destinos e serviços de turismo que experimentaram.