#ABBVnaWTM – A economia colaborativa chega ao setor de viagens

Voopter WTM post

Por Marcia Tanikawa – Os Caminhantes | Especial para a ABBV

Em sua 3ª edição, este ano no Expo Center Norte, no centro de São Paulo, visitamos a WTM – Latin America e após o encontro Meet the Media, exclusivo para blogueiros associados a ABBV- Associação Brasileira de Blogs de Viagem, assistimos a Palestra sobre economia colaborativa, do Petterson Paiva, Co- Fundador e CEO do Voopter (foto).

Ouvimos pela primeira vez sobre economia colaborativa ou o conceito de “mesh”, essa nova (nem tão nova) rede e tendência de compartilhamento no começo de 2011, através de um livro, “Mesh, porque o futuro dos negócios é compartilhar”, da Lisa Gansky, da Alta Books Editora. É um modelo de consumo mais sustentável e que acabou ficando adormecido desde então na nossa memória e vimos negócios baseados no conceito de compartilhamento sendo criados e crescendo.

A ideia básica do conceito é que: “a colaboração no mercado chegaria a níveis inéditos, privilegiando o acesso compartilhado em detrimento da propriedade pura e simples”. Um breve resumo para explicar o motivo de termos escolhido este tema em particular para assistir e relatar depois.

Petterson Paiva começa a palestra chamando a atenção que épocas de crise exigem adaptação, e essas adaptações chegam sim, às viagens e como as marcas se adaptam a um período de crise. Normalmente é revista a cadeia de custos e junto com a redução de custos vem também a especialização.

Comenta sobre a disruption, e startups e segue para a economia colaborativa, termo que prefere ao original sharing economy. Ouço falar pela primeira vez sobre o termo “consumerismo”, onde o ato de consumir passa do ponto, o prazer do consumir pelo próprio prazer. O remédio para isso seria a economia colaborativa.

Poderíamos dividir os agentes intermediários em três categorias:

– Agentes voluntários sem fins lucrativos: fon  (compartilhamento de wi-fi), code , todos alunos, em todas escolas, devem ter a oportunidade de aprender ciência da computação,  skill share  aulas e projetos compartilhados.

– Agentes voluntários com fins lucrativos: o maior exemplo aqui é o (agora) clássico, AirBnB

– Agentes espontâneos: Waze e Voopter

Explica sobre o Voopter e na platéia ninguém conhecia o aplicativo. O Voopter é um metabuscador de passagens aéreas, você coloca a origem, o destino, pode colocar algumas combinações de datas (que eles chamam de multidatas) e o preço limite que você quer pagar pela passagem e o Voopter encontra a combinação mais barata. Também tem um sistema de alerta que te avisa quando o buscador achar o que se enquadre nos seus filtros e quando outro usuário encontrar, você é automaticamente avisado.

Diferente dos outros que são buscadores, ele não faz a compra pelo site, e sim rastreia os preços e leva diretamente à página do vendedor, seja da companhia aérea seja da agência de viagem.

Peço informações um pouquinho mais detalhadas e fico sabendo que o Voopter foi criado mais ou menos no início de 2014, é um aplicativo que pode ser baixado em Iphone e também na plataforma Android.

Para quem quiser ver uma nova palestra do Petterson Paiva haverá uma nova apresentação na sexta feira, dia 24/04/15, das 13:50 às 14:10, no Auditório Travel Tech, Como a Inovação está ajudando os clientes a conseguir a melhor relação custo-benefício em viagens: , mostrando como o site e o aplicativo da Voopter adotaram inovações em sua proposta central para o cliente de viagens.

________________________________

Marcia Tanikawa é autora do blog Os Caminhantes e faz parte da equipe da ABBV na cobertura da WTM Latin America 2015.

Índice

Artigos Recentes

Assuntos Principais

Seja associado à ABBV

Junte-se à nossa comunidade de apaixonados por viagens e faça a diferença!

Impulsione sua marca no mercado de turismo

Seja uma empresa parceira e tenha alcance segmentado, credibilidade, visibilidade orgânica e assessoria na criação de projetos. Entre em contato conosco e entenda porque as parcerias com a ABBV funcionam.

Os criadores de conteúdo que integram a ABBV são identificados através deste selo exibido na home dos seus sites, cujo link leva diretamente ao cadastro ativo de sua conta aqui no site da ABBV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Como organizar uma press trip para blogs de viagem
Parcerias

Como organizar uma press trip para blogs de viagem

Press trips são viagens organizadas por órgãos de turismo ou empresas do setor com o objetivo de promover determinados destinos ou serviços. A ideia é convidar formadores de opinião a viverem uma experiência em primeira mão para que possam compartilhá-la com o público, ampliando a divulgação dos destinos e serviços de turismo que experimentaram.