ABBV | Um ano de trabalho em prol dos blogs de viagem

Por Janaína Calaça |

Diante do crescimento do número de blogs de viagem e da necessidade de profissionalização da atividade, que demandava a implantação de um Código de Ética, de orientação e suporte aos novos e antigos blogs e da necessidade também de educar o mercado a enxergar estes espaços como mídias de alcance que são e definir alguns parâmetros básicos para o relacionamento entre empresas e blogs, que, em abril de 2012, foi fundada a ABBV – Associação Brasileira de Blogs de Viagem.

Com um ano de existência, a ABBV – que teve início com nove blogs, hoje reúne quase 90 associados, entre efetivos e colaboradores, cinco honorários e 365 dias de trabalho em prol dos blogs de viagem-  vem mantendo, ao longo deste primeiro ano de vida, seus principais objetivos:

“educar as empresas na forma de trabalhar com os blogs de viagem; protestar contra práticas abusivas e antiéticas das empresas; ajudar os blogs na formatação de suas políticas comerciais; ensinar o mercado a valorizar os blogs como mídia e não apenas como espaços para divulgação editorial; estabelecer parcerias com eventos do mercado para que o blogueiro possa se informar e construir network e realizar estudos próprios sobre o segmento e divulgar estudos relevantes de terceiros”. 

  •  Realização de estudos sobre o segmento dos blogs de viagem

A exemplo de algumas de suas contribuições para a profissionalização da atividade, a ABBV realizou um estudo inédito, em parceria com a Idealis Pesquisa e Comunicação, que mostra a influência dos blogs de viagem sobre o turista brasileiro no momento de decidir para qual destino viajar em suas férias. A pesquisa confirmou a importância do segmento e mapeou o perfil dos leitores que acompanham os relatos diários dos blogueiros, trazendo ao mercado dados concretos que comprovem a relevância dos blogs diante das mídias tradicionais e sinalizando a órgãos oficiais de turismo e empresas a necessidade de lançar um olhar atento para o segmento.

  • Orientação dos associados e educação do mercado

Em um ano de existência também, a ABBV vem desenvolvendo um trabalho de orientação junto aos seus associados, através da publicação de artigos e da promoção de hangouts, para discutir assuntos referentes ao cotidiano dos blogs, como tecnologia, fotografia, produção de conteúdo, orientações jurídicas, entre outros assuntos, além da participação em eventos, visando educar, através de palestras, o mercado, expondo o trabalho desenvolvido pelos blogs de viagem e quais as formas existentes de trabalhar com estas mídias de forma ética e não predatória.

  • Parcerias com eventos do mercado  promoção de eventos para os associados

Visando aproximar seus associados do trade e do mercado turístico e apresentar o trabalho desenvolvido pelos blogs ao mercado, a ABBV fechou uma importante parceria com a World Travel Market Latin America, principal feira mundial do setor de viagens e turismo e tornou-se media partner do evento, a ser realizado em São Paulo, entre os dias 23 e 25 de abril de 2013. A parceria com a feira reforça a credibilidade conquistada pela associação diante do mercado neste primeiro ano de existência.

Como media partner, a ABBV participará da programação oficial do evento, apresentando a palestra “Blogs de Viagem e a tomada de decisão do turista”, que acontecerá no dia 23 de abril, às 14 horas, no auditório 2, onde a presidente da associação, Silvia Oliveira, e a Diretora de Planejamento e Relações com o Mercado, Elisa Araújo, apresentarão os resultados da pesquisa realizada pela ABBV, que ilustra e confirma a importância do setor para o turismo nacional e internacional. A parceria com a WTM também foi estabelecida visando estreitar o relacionamento entre os seus associados, o trade e órgãos oficiais e será uma oportunidade para os blogs apresentarem seu trabalho, entregarem seus media kits, trocarem cartões e, futuramente, desenvolverem até projetos e parcerias com empresas que mais estejam alinhadas ao seu perfil de atuação.

Através de integrantes de sua diretoria, a ABBV participou de debates na Campus Party, Encontro de Tecnologia de Resorts Brasil, Salão Paranaense de Turismo, Salão Baiano de Turismo e do Seminário Viajosfera. A entidade esteve ainda em Brasília para encontro com o Ministro do Turismo, Gastão Vieira, onde expôs suas propostas de atuação. A parceria com a WTM Latin America 2013 conclui este primeiro ciclo de atividades.

Comprometida também com o fortalecimento e integração da categoria, a ABBV, em parceria com Hotéis Mercure, vai oferecer para os associados um exclusivo café da manhã durante a WTM, em São Paulo. O encontro, que está marcado para o dia 24 de abril (quarta-feira), às 9h, no Mercure Jardins, tem como objetivo integrar os associados da ABBV, estreitar laços, unir forças e fomentar um ambiente, que possa, inclusive, resultar em parcerias no futuro entre os mesmos.

Com 365 dias de vida, completos em abril de 2013, a ABBV – Associação Brasileira de Blogs de Viagem apresenta fidelidade aos seus objetivos e trabalho em prol dos seus associados. E que sejam apenas os primeiros 365 dias de uma longa trajetória e que continuemos a representar e a lutar pelos nossos associados.

_________________________

Janaína Calaça é blogueira, escritora e Diretora de Mobilização e Integração da ABBV. É autora do Jeguiando desde 2008.

Foto: Laura Leavell | Stock Xchng

Índice

Artigos Recentes

Assuntos Principais

Seja associado à ABBV

Junte-se à nossa comunidade de apaixonados por viagens e faça a diferença!

Impulsione sua marca no mercado de turismo

Seja uma empresa parceira e tenha alcance segmentado, credibilidade, visibilidade orgânica e assessoria na criação de projetos. Entre em contato conosco e entenda porque as parcerias com a ABBV funcionam.

Os criadores de conteúdo que integram a ABBV são identificados através deste selo exibido na home dos seus sites, cujo link leva diretamente ao cadastro ativo de sua conta aqui no site da ABBV.

Uma resposta

  1. A associação está de parabéns pelo lindo trabalho até aqui. Como blogueiro fico contente em ver que as coisas estão progredindo bastante para a atividade e que deveremos ter um futuro promissor na profissão. Valeu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Como organizar uma press trip para blogs de viagem
Parcerias

Como organizar uma press trip para blogs de viagem

Press trips são viagens organizadas por órgãos de turismo ou empresas do setor com o objetivo de promover determinados destinos ou serviços. A ideia é convidar formadores de opinião a viverem uma experiência em primeira mão para que possam compartilhá-la com o público, ampliando a divulgação dos destinos e serviços de turismo que experimentaram.