Entre os dias 10 e 12 de abril de 2025, a ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagem) realizou mais um seminário presencial, reunindo associados de todo o Brasil em São Paulo para três dias intensos de aprendizado, conexões e muitas experiências.
O evento, que já é tradicional no nosso calendário, contou com a parceria com a Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo e foi dividido em três dias, cada um com uma programação diferente.
Passeios por São Paulo marcaram a abertura do Seminário
Na sexta-feira, dia 10/04, os associados foram convidados a explorar São Paulo de uma maneira diferente e puderam escolher entre três roteiros: Centro Novo, Avenida Paulista e Museu do Futebol.
A ação faz parte do programa Vai de Roteiro, que oferece tours gratuitos com o objetivo de mostrar o potencial turístico da capital paulista. Para fazer os passeios, é necessário realizar uma reserva pela página de Turismo da Prefeitura no Sympla.
Já nos dias 11/04 e 12/04 (sábado e domingo), os participantes assistiram a uma série de palestras e painéis que abordaram temas variados. A programação começou com um café da manhã e a presença do Secretário de Turismo da Cidade de São Paulo, Rui Alves, que realizou a cerimônia de abertura.
Palestras trouxeram temas essenciais para criadores de conteúdo de viagem
A primeira palestra foi com Ana Kley, Creators Operations Manager no CapCut para Brasil e Estados Unidos, que falou sobre como explorar todo o potencial do app na criação de conteúdo.
Na sequência, Eduardo Junqueira, diretor executivo da BeFly, mostrou os primeiros passos para monetizar dentro do maior ecossistema de turismo da América Latina. E Renato Melo, especialista em SEO para redes sociais, compartilhou muitas dicas e informações sobre o assunto.




Depois do almoço, novos conteúdos foram apresentados. Renato Ferreira, COO da Pareto, falou sobre AI na criação de conteúdo digital; e Alexandre Atheniense, advogado pioneiro do Direito Digital no Brasil, explicou sobre medidas protetivas e estratégias reativas para incidentes digitais.
Para traçar um panorama do turismo nacional, os convidados foram Adriana Maia, diretora de Marketing LATAM do KAYAK, Lucas Lins, supervisor de Inovação na Embratur, Heber Garrido, diretor de Marketing da Parquetur, e Natália Becattini, do blog 360 Meridianos, com mediação de Renata Porto. E, ainda, um painel da Civitatis, com Jose Gómes Puchades, Head de Afiliados, e Alexandre de Oliveira, Country Manager.
No domingo, a programação começou com um painel sobre monetização nas redes sociais, mediado por Felipe Tavares, conselheiro da ABBV e criador do site Mapa de viajantes, com participação de Lívia Pereira (Viajando com Lívia) e Hayuni Scharamm (Nuny pelo mundo).
O influenciador Pedro Gelli falou sobre YouTube. As associadas Regina Oki (Turista Full Time), Lilian Azevedo (Uma senhora viagem) e Olívia Sousa Cruz (Olívia Garimpando por aí) falaram sobre Turismo Prateado. E Leonardo Soares, líder de Growth Marketing na Amo Promo, falou sobre a construção do funil de marketing para potencializar as vendas.




Para falar sobre criação de conteúdo mobile, o convidado foi Alan Oliveira, mais conhecido como Clique com Alan. E, fechando o evento, um painel sobre Press Trip, mediado por Juliano Gomes (@bloghajavisto), com a participação de Adriana Chaia (@viajantocomhistoria) e Diego Berlitz (@diegoberlitz).
Programação foi além dos passeios e painéis
Outro momento especial do seminário foi a entrega do Prêmio Craque do Ano ABBV, que teve sua primeira edição em 2025, com o objetivo de reconhecer os associados que mais se destacaram ao longo do ano. Foram três vencedores:
Olívia Sousa Cruz (do blog Olívia Garimpando por aí) e Renata Marques e José Panda (do projeto Inda Vou Lá), eleitos pela diretoria. E Luciana Gorges (do Let’s Fly Away e presidente da ABBV), eleita pelos associados em votação aberta, uma escolha que reflete o carinho e o reconhecimento dos colegas pelo trabalho que vem desenvolvendo.


Os momentos de diversão também fizeram parte da programação. No sábado, os associados fecharam o dia em um Happy Hour oferecido pela BeFly. No domingo, a programação terminou com a realização da assembleia.
O sucesso do evento só foi possível graças à participação ativa dos associados e palestrantes, além do apoio essencial dos nossos patrocinadores e parceiros: BeFly, Melhor Seguro, Civitatis e Parceiros Promo. Foram dias de aprendizado e muito networking! Para a ABBV, fica a sensação de dever cumprido e energia renovada para os próximos passos, sempre buscando contribuir para a produção de conteúdos de viagem cada vez melhores.

