Como ganhar dinheiro com um blog de viagem?

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Por Elisa Araujo |

Má notícia para quem entrou nesse link buscando uma resposta simples ou uma fórmula
secreta: isso não existe. Talvez houvesse uma maneira mais suave de começar esse
texto, mas acredito que é melhor aniquilar logo de início as esperanças de sucesso
rápido e dinheiro fácil.

É certo que não dá para falar em receita mágica, mas é possível pensar em alguns
fatores que são essenciais para quem quer escrever sobre viagens e sonha um dia
viver disso.

Para começar – e isso vale para blogs de qualquer assunto – o sucesso depende da
dupla “bom conteúdo+leitores”. Os leitores são a base de tudo, de qualquer progresso
que um blog deseje fazer. E leitores são atraídos por bom conteúdo. E anunciantes
são atraídos por leitores. Fechamos a equação.

É possível rentabilizar um blog de viagem de outra maneira que não seja por
publicidade? Possível é. Existem casos de blogs que vendem produtos diretamente para
os leitores (guias de viagem, personalizados em alguns casos). Mas, de novo,
voltamos aos leitores. Para vender guias é preciso ter leitores.

E quando pensamos no modelo das comissões sobre vendas – de produtos, de passagens
aéreas, de reservas de hoteis – estamos falando de leitores. Afinal, são os leitores
que compram…

O modelo tradicional é mesmo o da publicidade, seja na forma de banners ou de links
patrocinados. A verdade é que por mais que existam discussões sobre o tema, ninguém
apareceu ainda com um modelo de negócio novo para quem produz conteúdo (seja em
blog, em site ou em papel ): ou o leitor lê de graça, e os custos de produção do
conteúdo são bancados por publicidade, ou o leitor paga para ler o conteúdo. Em
alguns casos, como nas revistas impressas, o leitor paga para ler e vê publicidade,
não é mesmo?

Para ter anunciantes, um blog precisa apresentar audiência. Porque o anunciante faz
um monte de contas e quer saber se o investimento que ele vai fazer naquele blog irá
alcançar um público significativo (em termos de volume de pessoas e em termos de
poder aquisitivo). Ou seja, voltamos aos leitores.

E que coisa é essa chamada “bom conteúdo” capaz de atrair os tão cobiçados leitores?
A resposta daria um outro texto, mas podemos dizer que se o conteúdo não for bem
escrito, não adianta muita coisa. Se não for relevante para o leitor, não adianta
nada. Se o blog não transmitir credibilidade, através do seu conteúdo e da postura
do blogueiro, não há sucesso que se sustente. E vale sempre a regra de que
credibilidade demora a ser construída, mas pode ir embora rapidamente. É que, no fim
das contas, o leitor não é bobo.

_________________

Elisa Araujo é jornalista, Mestre em História Social da Cultura e especialista em conteúdo digital. Atualmente é diretora comercial do blog Viaje na Vigem e Diretora de Relações com o Mercado da ABBV.

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Respostas de 24

  1. Parabéns pelo texto! Estou começando a escrever o meu blog e este assunto foi bem inspirador. Escrevo por hobby, mas sempre passa pela cabeça a vontade de ganhar um dinheirinho, né?! Risos! Mas o mais importante, realmente, é pensar na qualidade do texto, afinal, se sou exigente com o texto dos outros, preciso ser exigente com o meu também! Obrigada!

    1. Oi Ana Paula, que bom que você gostou. A idéia é essa mesmo, fazer um bom trabalho, seja por hobby ou de maneira profissional. Nas próximas semanas, vamos continuar a conversar sobre esse assunto aqui no site da ABBV.
      Bj
      Elisa

      1. Oi, Elisa tambem gostei muito do texto por isso vim lendo até os comentários. Este acima foi o único lugar do site que li até então sobre ‘escrever por hobby’. Em todos os textos que apresentam a ABBV é frequente o uso de termos como “profissionalização”, “ética profissinal”, “mercado”, “renda”, entre outros restritos a quem se dedica a “ganhar dinheiro com um blog de viagem”, mas e quem faz isso realmente por hobby? Esses, como eu, não foram incluídos nos princípios éticos da ABBV?
        Meu blog não tem fins lucrativos, nenhum banner de propaganda e não faço a mínima ideia se estou usando “recursos ilícitos ou mal vistos no mercado (como scripts)”, como descreve o código de ética. Enfim, parabenizo a iniciativa, desejo muito sucesso e deixo o lembrete: nem todo blogueiro sonha em ser profissional. Acho que vou até escrever um post: Blogueiro por profissão x blogueiro por diversão. Abç

        1. Você escreveu o artigo, Silmara?
          Fiquei muito curiosa! rs
          Muito bem colocado seu comentário.
          Pode ser, sim, que muitas pessoas passem a viver disso, mas acho que a maioria, como eu, também escreve por hobby.

          bjss

  2. Concordo 100% com a matéria.
    No Zarpo tivemos muitas experiências positivas com blogueiros e vemos que os que dão mais resultados são os que acham uma voz para falar com um público específico (familias com crianças, casais…) e propõem ofertas relevantes para seu público.
    Um bom posicionamento nos motores de busca é fundamental também, mas gera um tráfego que pode ser um pouco menos qualificado, pois menos fiel.

  3. É isso mesmo !
    Acho que para ter um “Negócio” primeiro tem que se fazer a pergunta:
    – Quem serão os meus clientes ?
    Encontrando a resposta, coloque “qualidade” no trabalho e leve sempre em conta a regra dos programas de qualidade total ” O Cliente é o Rei”. A partir dessa premissa, faça o melhor para seus clientes e o sucesso/lucro virá.

    Abs

  4. Sou simplesmente uma leitora, de revistas ,livros ,jornais e blogs.Confesso que a principio por curiosidade,mas com o passar do tempo ,descobri que apesar de ter viajado a vida inteira ,sempre consegui descobrir blogs interessantes ,que agregavam a minha viagem algo inusitado:uma exposição que eu não descobriria,um showw ,um jogo,um restaurante.Enfim nenhum de nós conhece tudo ,e esta troca de informações é fundamental para os que gostam de viajar,além de que o convivio nos blogs só agrega.Artigo que esclarece a quem se propõe ter um blog, mas que não é o meu caso.abs

  5. Gostaria de acrescentar que a interação com o visitante do seu blog também é muito importante e pode gerar muitas recomendações. Fazer com que eles se sintam parte do blog e possam fazer perguntas e dividir suas experiencias é de fundamental importância para o sucesso de um blog.

  6. Um grande problema é o jabá.Será q posso confiar ????O blog faz uma critica e logo depois o criticado se explica e tá td certo.O blog voltou lá pra ver.Se n vai voltar ou n voltou n critica .Pois parece jabaculê.

  7. Escrevendo sobre o que gosta e gostando de escrever já é um ótimo passo para se rentabilizar qualquer tipo de blog. Conteúdo de qualidade e um pouco de investimento são fundamentais! Parabéns pelo blog! Grande abraço e sucesso!

  8. Parabéns pelo artigo! Realmente conteúdo é a palavra-chave! E há milhares de outras técnicas para maximar o recrutamento de tráfico para o seu blog e estratégias para se tornar visível no Google. Eu acompanho esse blog americano e seus artigos e podcasts são de grande valor! Vale a pena conferir!

    http://www.smartpassiveincome.com/

    Ela fala sobre tudo relacionado à criação de um business online e como ganhar dinheiro de forma passiva com seu projeto e seguir os seus sonhos… Muito bom!

    Abcs,
    Ian

  9. É verdade né? As vezes a gente se preocupa tanto com SEO, com rankings e técnicas para atrais leitores e acaba tirando o foco do principal: o conteúdo. Meu blog sempre foi um hobby, mas agora que estou me dedicando mais, estou descobrindo a importância de não falar só para mim, e sim, falar para um público. Estou fazendo o exercício de descobrir quem é esse público e o que eles querem ouvir. Cada dia aprendo mais!

  10. nao existe milagre nem sorte para riqueza
    tenq trabalhar e usar sabedoria afim de aprimorar os conhecimento e usar isso a seu favor, maior riqueza do ser humano é a sabedoria sabendo usar estratégias de negocio em seu empreendimento e serviço certamente tera sucesso gradativo
    e pode consequentemente chegar a uma riqueza material!

  11. Oi Elisa! Ótimo artigo!
    No início do ano estarei fazendo um intercâmbio na Austrália e depois pretendo fazer um mochilão pela Oceania e Sudeste Asiático.
    Então eu comecei a pensar em criar um blog para contar as minhas experiências e ajudar os viajantes que tenham interesse em se aventurar por essas regiões. A princípio o blog seria apenas um “hobby”, mas é bom saber que um dia isso poderá me render um dinheirinho…
    Eu só tenho uma dúvida: é possível fazer publicidade em qualquer tipo de blog ou é exigida alguma plataforma específica? Ex: blogger, wix, etc. Gostaria de iniciar esse projeto em alguma plataforma que futuramente me disponibilize essa opção.
    Obrigada!

  12. Escrever um blog de viagens sempre foi meu sonho por muito tempo – só faltava achar tempo! E poder viver disso, lucrar com os posts e motivar leitores a viajarem seria extremamente gratificante. Mas essa não pode ser a razão inicial, senão a equação não fecha!
    Uma escrita por prazer, pela vontade de compartilhar roteiros e destinos tem mais chances de trazer sucesso por ser natural e, se não render lucros financeiros, pelo menos trará o prazer de dividir suas experiências e fazer novos amigos viajantes. 🙂

  13. adorei os comentário, mas, tal qual a Mariana Peixoto, quero fazer um blog sobre viagens, mas com possibilidade de agrupar publicidade, não para viver disso, mas me ajudar em aquisição de equipamentos para dar mais qualidade ao blog, como fotos, videos e etc. Qual a plataforma indicada?

  14. is a very inritesteng post from a site i regularly go to… Probably because they did a post on my videos hehehe. But listen to this..  I feel like smackin out the Preacher and these dumbass

  15. Sem dúvidas um bom conteúdo faz toda a diferença! No Marketing Digital a grande sacada é ter uma página bem posicionada no google(SEO) com conteúdo persuasivo que faz referencia(link) para algum produto. Hoje com a Hotmart e a Eduzz que são plataformas de afiliados, podemos ganhar boas comissões. Espero ter ajudado. Muito Bom o post! Parabéns.

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