Queremos que você descubra um pouco mais da história de cada um dos associados da ABBV e viaje melhor com as dicas bacanas que todos têm para oferecer! Na entrevista dessa semana você vai conhecer a blogueira Marcia Tanikawa, o João e a Júlia do Blog Os Caminhantes.
- O que levou você a escrever um blog de viagens? E porque escolheu este nome?
Nos conhecemos viajando, em fevereiro de 1996, em uma das inúmeras agências de viagens de ecoturismo da época, onde éramos clientes, e em outubro de 96 fizemos nossa primeira viagem planejados por nós mesmos e nos surpreendemos com a economia, a liberdade e depois não paramos mais. Em 1998 nos casamos e em 1999 chegou a Júlia. Nosso planejamento passou a incluí-la nos nossos passeios, claro, com a diferença (e uma pitada a mais de dificuldade) na logística de incluir crianças em passeios ecoturísticos. Os amigos sempre perguntavam sobre as próximas viagens e principalmente para contarmos as nossas experiências. O nome foi criado antes do blog, em 2006, para termos um e-mail em comum, meu e do João. Em 2009, numa de nossas visitas a uma das edições da Adventure Sports Fair, que frequentávamos todo ano, conhecemos a Familia Müller, conversamos, tivemos o livro deles autografados e foram eles que sugeriram a nós começar um blog para registrarmos também nossas viagens.
- Qual é o seu perfil como viajante, o que você busca quando pega a estrada?
Somos trilheiros, planejamos por conta própria nossas viagens, na grande maioria das vezes, e de forma geral, quando pegamos a estrada buscamos trilhas para caminhadas, lugares que são pontos turísticos conhecidos (ou ainda os menos explorados) para esta finalidade.
- Destaque três posts de que você mais gosta e conte-nos o porquê.
– Circuito W em Torres del Paine e toda sua série de postagens: os-caminhantes.com/2011/01/circuito-w-em-torres-del-paine-chile.html
Uma das caminhadas mais memoráveis que tivemos, em termos de organização (uma loucura planejada em apenas dois meses), de belas paisagens, de superação, de experiência e fora do País. Como postagem, onde começamos a nos organizar melhor para escrever o maior número de detalhes que pudéssemos para ajudar outros viajantes no seu planejamento.
– Senador Amaral: os-caminhantes.com/2011/07/senador-amaral.html
Por ter sido uma bela surpresa, um lugar desconhecido, inexplorado ainda e poder relatar experiências inusitadas.
– Parque Estadual de Intervales: os-caminhantes.com/2010/11/parque-estadual-de-intervales.html
Por ser um lugar especial para nós e como postagem, coletei todos os dados que juntei em 10 anos de visita, tanto a papelada quanto nossas experiências pessoais.
- Qual dos destinos já publicados no blog virou campeão de audiência?
Normalmente, se alternam:
o post sobre o Parque Estadual Carlos Botelho: os-caminhantes.com/2011/05/sao-miguel-arcanjo-parque-estadual.html
e o Bairro da Liberdade: os-caminhantes.com/2012/06/liberdade.html
- Na sua opinião, qual é o grande diferencial do seu blog?
O relato de caminhadas com crianças e adolescentes.
- Quando escreve um post você se preocupa com o leitor, com a audiência, com o Google ou fica focado no simples prazer de relatar e compartilhar?
Com o leitor; tentando passar o maior número de informações para que este possa planejar sua visita, dentro de nossa visão e das experiências que vivenciamos, ainda que isso desagrade a alguns de vez em quando.
- Como você cultiva sua comunidade de leitores, qual é sua relação com eles?
Acredito que os leitores são a razão maior do blog, então procuramos responder e ter um contato bem próximo com este, mesmo para aquelas perguntas “sem noção”. Em outras comunidades que participamos e publicamos, também seguimos esta lógica, e só deixamos de responder quando ocorre algum comentário bem pesado. Isto só é possível porque o acesso é bem pequeno, acredito.
- Por que você resolveu se associar à ABBV?
Diante de muitos blogs de viagens que vemos nascer todos os dias, resolvemos nos associar a ABBV pelo fato de procurar trazer credibilidade e profissionalismo ao blog.
Além claro, dos grandes e principais blogueiros de viagens encabeçarem a diretoria e sua organização, acreditamos que seria principalmente um grande aprendizado e uma experiência.
- Conte um mico ou perrengue de viagem?
Coisas de marinheiro de primeira viagem, como uma vez que esperávamos o embarque para Salvador e nem ouvimos ou lemos as mensagens de mudança de portão de embarque e ficamos tranquilamente sentados, no portão errado e só ouvimos chamando nossos nomes pelo Aeroporto. Saímos correndo, feitos loucos, de um canto para o outro extremo, para pegar o avião.
Em outro caso, também puro desconhecimento: havíamos lido que o melhor câmbio para o peso argentino era no Aeroporto de Ezeiza e não providenciamos nem um pouquinho a mais de dólares, nem em pesos por aqui.
O vôo foi parar no AeroParque e chegando lá, não havíamos habilitado o cartão do banco para saque internacional, não tínhamos Travel Money, só tínhamos uns US$ 200,00, que seria para usar em casos de emergência e nossa salvação foi sacar dinheiro nos ATMs via cartão de crédito e uma taxa absurda. Ou seja, mesmo que tivéssemos parado em Ezeiza o mico seria o mesmo…. 🙂
10. Qual sua meta 2013 para o blog?
Readequar todos os posts de início de blog, ainda bem primários, quase sem nenhuma informação relevante. Também escrever sobre nossas primeiras viagens com a Júlia, que ainda não estão no blog.
Você acabou de conhecer a farmacêutica Marcia Tanikawa. Ela é blogueira e editora do Blog Os Caminhantes, que relata suas aventuras em família, com o João e a Júlia.
Favorite já | Os Caminhantes
Siga Os Caminhantes no Twitter | @oscaminhantes
Curta Os Caminhantes no Facebook | Os Caminhantes
________________
Fotos: Os Caminhantes
________________
Veja aqui as entrevistas anteriores com os associados ABBV!
Respostas de 13
Uns queridos!!!! Adorei a entrevista.
Grande abraço para todos.
Muito bom… Na minha opinião faltou ressaltar que de todos os blogs que eu conheço, Os Caminhantes é o melhor no relato de planejamento, logística e custos que eu conheço. A Márcia é super detalhista e passa todas as informações necessárias para chegarmos ao destino sem erros. Parabéns Marcinha!!!!!
Conheci a familia em sua viagem a Machu Picchu, tivemos o privilégio de organizar sua ida a Trilha de Salkantay.
Quero agradecer a visita e parabenizar pelo blog e pelo reconhecimento dado por todos os amantes de viagem.
ola, achei que escolheram fazer a trilha salkantay, muitos brasileiros falan que a trilha salkantay é somente para corajosos, mas tambem há outras trilhas como a Trilha Lares que tambem é muito boa pelo chegada ao povo de Willoc onde acha moradores com seu vestido tradicional.
oi também podem chegar a machu picchu de trem o de carro viajando ate Santa Maria após uma caminhada ate o povo de Aguas Calientes. Mas a viagem de carro é um pouco fatigada.
Existem outras opções de caminhadas em Cusco que não são tão famosas como a trilha inca, mas são tão fascinantes quanto ela. Uma delas é a trilha inca jungle.
Para chegar a Machupicchu é obrigatório ir antes a Cusco. Para chegar a Cusco, saindo do Brasil, a maneira mais rápida, segura e confortável é ir voando de São Paulo até até Lima. De Lima pegar outro vôo até Cusco. Em Cusco pegar um trem até o povoado de Aguas Calientes. E de lá finalmente um micro ônibus até Machupicchu.
A Trilha Inca e Salkantay é sem dúvida as duas melhores trilhas mais famosas do Peru e do mundo. trilhas feitas pelos Incas há mais de 500 anos atrás, atravessam bonitas e inspiradoras paisagens andinas. No entanto, uma das coisas mais impressionantes desta trilha é seu destino final, na cidadela inca de Machu Picchu.
Porque escolher Peru para sua próxima viagem?
Cada dia as pessoas se perguntam para onde quiserem viajar na sua próxima férias. Convido-lhes a visitar Peru. Um país mágico e incomparável que durante os últimos anos teve uma evolução favorável a nível econômico, cultural, social e turístico.
As razões de porque deveria visitar Peru é porque possui uma das 7 maravilhas do mundo moderno, Machu Picchu, a cidadela perdida dos Incas do século XV que foi descoberta no século passado, você visualiza a harmonia da natureza junto com o trabalho perfeito logrado na sua arquitetura.
Por outra parte a riqueza natural e cultural do Peru é diversificada e que tudo o mundo pode apreciar em suas manifestações culturais expressadas em seu folclore, gastronomia, costumes e tradições que ainda os peruanos preservam além do que a modernidade muda tudo o jeito de vida.
Quem vai a Machu picchu não pode deixar de fazer uma das trilhas que leva até lá!. A melhor maneira de conhecer Machu Picchu.
A trilha Salkantay é um das famosas e maravilhosas caminhadas para conhecer a cidade de cusco e Machu Picchu e também conhecendo outras trilhas.
tão emocionante como o Trilha Salkantay.
Otima materia, fiz essa viagem a um ano e foi a melhor experiencia da minha vida.
Parabéns pelo artigo, fiquei muito interessado em fazer a trilha salkantay no peru, e queria mais informações dos lugares e trilhas para Machu Picchu.