Por Sílvia Oliveira
Um dos painéis realizados na WTM – Latin America 2013 discutiu a relação do blogueiro de viagem com as empresas (públicas ou privadas) que coordenam a gestão de destinos.
A sessão, moderada por Oliver Gradwell (fundador da TBU – Travel Blogger Unite), teve a colaboração dos blogueiros Keith Jenkins e Melvin Bocher (fundadores da iAmbassador), Claudia Saleh (fundadora da Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem) e Michael Steuer (representante da GNTB – German National Tourist Board, uma organização de marketing que trabalha para o governo Alemão).
Michael abriu o diálogo contando que a GNTB está concentrada em atrair viajantes jovens para a Europa e, principalmente, para a Alemanha. Eles criaram um mapa interativo (www.germanytravel.com) com os lugares mais badalados do país. A ideia é promover Youth Travel (Viagens para Jovens) assim como Youth HotSpots (Atrações para Jovens). O representante da GNTB destacou que o Brasil envia cada vez mais turistas à Alemanha e que, em 2012, houve um aumento de 18% de viajantes brasileiros por lá em relação ao ano anterior.
Claudia lembrou que os blogueiros tentam se organizar cada vez mais para divulgar suas cidades, o lugar onde vivem, como aconteceu com o Curitiblogando, uma iniciativa dos blogueiros da capital do Paraná que busca promover o destino. Keith Jenkins abordou o case da ação que levou blogueiros para a Jordânia. Destacou que quando o blogueiro gosta do destino, fica fiel a ele, levando-o a escrever sempre sobre aquele lugar. Já Melvin comentou sobre o BlogVille – Emila Romagna, uma experiência promovida pelo órgão de turismo local que cede um apartamento para blogueiros selecionados passar uma ou duas semanas na região.