#ABBVnaWTM – Panorama da palestra Melhores Práticas em Blogs de Viagens

Palestra "Melhores Práticas em Blogs de Viagens" na WTM. Imagem:Erik Pzado
Palestra "Melhores Práticas em Blogs de Viagens" na WTM. Imagem: Erik Pzado

Por Janaína Calaça |

Aconteceu no dia 23 de abril, no auditório 1 da WTM – World Travel Market Latin America, a palestra “Melhores Práticas em Blogs de Viagens”, voltada para discutir o trabalho com blogs, ações de sucesso envolvendo mídias sociais e como calcular e mensurar o valor de publicidade nos blogs. A palestra contou com a presença dos fundadores do Velvet Escape, Traveldudes e iAmbassador (respectivamente Oliver Gradwell,  Melvin Boecher e Keith Jenkins) e foi dividida em três tópicos principais: como encontrar e trabalhar com bloggers de viagem; #LoveCapeTown, um estudo de caso e como calcular o ROI.

Oliver Gradwell deu início à palestra resgatando o conceito de “travel bloggers” (blogueiros de viagem) e ressaltou que um dos pontos que definem primordialmente a atividade é a partilha da experiência pessoal genuína. Um verdadeiro travel blogger seria aquele que partilha, em seu espaço, suas experiências reais de viagem, criando vínculos de confiança com os seus leitores – confiança e credibilidade que, diante do mercado, tornam-se o principal capital dos blogueiros.

Oliver Gradwell sinaliza como encontrar e trabalhar com bloggers de viagem. Imagem: Erik Pzado
Oliver Gradwell sinaliza como encontrar e trabalhar com bloggers de viagem. Imagem: Erik Pzado

Dando continuidade à sua fala e direcionando o foco às relações entre blogs e empresas, Gradwell destacou o que considera um dos grandes benefícios do trabalho com blogueiros: o que chamou de triple benefit (triplo benefício), conceito traduzido na tríade “antes, durante e depois”. Segundo Gradwell, ao idealizar uma ação com blogs, empresas contam com uma promoção antes da ação (como teasers nas redes sociais e no próprio blog); durante a ação em si (com a narração dos acontecimentos, postagens de fotos, publicação de tweets etc.) e o desfecho da ação, o “após”, que é a produção dos posts, por exemplo. Porém, antes de partir para a idealização de ações em si, o palestrante chama a atenção para empresas e órgãos oficiais de promoção turística para um dos grandes dilemas enfrentados: “onde encontrar os blogs de viagem?”

Segundo Gradwell ainda, os blogueiros podem ser encontrados principalmente em conferências (e ele cita a TBU, TBEX e Traverse); associações; redes de blogs; networks e em eventos sociais. Fechando sua fala, o palestrante chama a atenção de que, após selecionar os blogueiros para suas ações, as empresas devem seguir alguns parâmetros básicos para o trabalho com estes profissionais: definir o que pretende com esta ação; nunca convidar um blogueiro sem antes ter a ação clara e definida a ser apresentada; dar um tempo livre ao blogueiro para realizar suas atividades; oferecer Wifi (item básico para sua atividade) e ser, acima de tudo, transparente no que deseja obter neste relacionamento.

Keith Jenkins apresenta o case #lovecapetown. Imagem: Erik Pzado
Keith Jenkins apresenta o case #lovecapetown. Imagem: Erik Pzado

Dando continuidade à mesa, Keith Jenkins apresenta o case #lovecapetown, considerada uma ação de sucesso pelas mídias internacionais. Segundo Jenkins, um grupo de blogueiros foi enviado à Cidade do Cabo para conhecer e promover a cidade. O diferencial da ação, segundo o palestrante, centrou-se no fato de em vez de viajarem com roteiros predefinidos (como nas fam trips tradicionais), os blogueiros mobilizaram os habitantes da cidade a compartilharem, através das mídias sociais (como Twitter e Facebook), dicas de locais sobre o destino. A partir destas dicas, os blogueiros descobriam o que a região tinha a oferecer através do olhar dos próprios habitantes. A ação foi considerada bem sucedida pelo engajamento e mobilização dos habitantes, que passaram a interagir e acompanhar a trajetória dos blogueiros pela Cidade do Cabo, além da vasta cobertura com fotos, tweets e vídeos, além da produção posterior dos posts. Hoje, a hashtag #lovecapetown foi incorporada ao imaginário do destino e é sempre utilizada quando há algo positivo a ser destacado sobre a cidade.

Melvin Boecher traz, em sua fala, formas de mensurar a publicidade em blogs. Imagem: Erik Pzado
Melvin Boecher traz, em sua fala, formas de mensurar a publicidade em blogs. Imagem: Erik Pzado

Após a apresentação do case de Keith Jenkins, Melvin Boecher encerra a palestra apresentando um dos grandes pontos de interrogação para muitos blogs e empresas que visam trabalhar com blogs: como mensurar o valor da publicidade nestes espaços (publieditoriais, tweets e menções em outras redes sociais)? Boecher apresenta alguns parâmetros que vêm sendo utilizados mais comumente para “mensurar” o alcance e influência destes blogs – como o Klout, por exemplo (apesar de sinalizar a necessidade de utilizá-lo com ressalvas) – e fecha sua fala com a apresentação de formas de se calcular o ROI (Retorno sobre Investimento) nos blogs, ou seja, a relação entre o dinheiro ganho ou perdido através de um investimento, que, neste caso, é centrado na publicidade online.

Silvia Oliveira, presidente da ABBV,em participação na rodada de perguntas. Imagem: Erik Pzado
Silvia Oliveira, presidente da ABBV,em participação na rodada de perguntas. Imagem: Erik Pzado

Abertas as perguntas, a presidente da Associação Brasileira de Blogs de Viagem, Silvia Oliveira, pontuou a necessidade das empresas e órgãos oficiais de promoção do turismo reverem o relacionamento com os blogs, que, atualmente, encontra-se principalmente centrada em permutas e convites que restringem-se a hospedagens e alimentação. Silvia sinaliza para a necessidade de que o trabalho do blogueiro seja remunerado e que muitas empresas incluam os blogs em seus planos de mídia. Keith Jenkins, então, sugere que os blogueiros ofereçam serviços extras para empresas e órgãos, como venda de fotos, vídeos, produção de ebooks como uma forma de ajudar na remuneração destes espaços.

A palestra “Melhores Práticas em Blogs de Viagens” encerrou as atividades do Auditório 1 do primeiro dia da World Travel Market Latin America.

Índice

Artigos Recentes

Assuntos Principais

Seja associado à ABBV

Junte-se à nossa comunidade de apaixonados por viagens e faça a diferença!

Impulsione sua marca no mercado de turismo

Seja uma empresa parceira e tenha alcance segmentado, credibilidade, visibilidade orgânica e assessoria na criação de projetos. Entre em contato conosco e entenda porque as parcerias com a ABBV funcionam.

Os criadores de conteúdo que integram a ABBV são identificados através deste selo exibido na home dos seus sites, cujo link leva diretamente ao cadastro ativo de sua conta aqui no site da ABBV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Como organizar uma press trip para blogs de viagem
Parcerias

Como organizar uma press trip para blogs de viagem

Press trips são viagens organizadas por órgãos de turismo ou empresas do setor com o objetivo de promover determinados destinos ou serviços. A ideia é convidar formadores de opinião a viverem uma experiência em primeira mão para que possam compartilhá-la com o público, ampliando a divulgação dos destinos e serviços de turismo que experimentaram.