Fam Trips ou Fam Tours: definições e boas práticas

 

Por Janaína Calaça |

Recentemente, li um artigo assinado pelo André Dahmer intitulado “Milho aos pombos: um código de conduta para escrever um post pago”, em que ele fala que um dos maiores capitais de um blogueiro é a sua credibilidade. Um dos pontos mais sensíveis do trabalho com blogs é o relacionamento construído entre leitor e blogueiro e tudo se baseia em confiança. Sem leitores, um blog, literalmente, pode deixar de existir. Ele pode até continuar no ar, mas não terá quem lhe dê vida.

Confiança e credibilidade são frágeis e o caminho para conquistar a confiança de um leitor é longo. À medida que ele testa e atesta a veracidade das informações partilhadas em um blog, a credibilidade deste espaço cresce e, consequentemente, se espalha. A partir do momento, no entanto, que o leitor se sente ludibriado por alguma razão, todo o relacionamento construído lentamente pode ruir e com ele a credibilidade do seu blog.

Dahmer escreveu sobre a necessidade de ser transparente diante da sinalização dos posts patrocinados, mas essa necessidade também se aplica a outras esferas na blogosfera, como, por exemplo, ao caso das fam trips ou fam tours.

  • O que são fam trips ou fam tours?

As fam trips ou fam tours (viagens de familiarização) são iniciativas que partem de empresas, públicas ou privadas, com a intenção de promover e divulgar destinos e empreendimentos através do convite de representantes de veículos diversos ligados à mídia, sejam eles tradicionais ou alternativos, como os blogs. Atualmente, é visível o crescimento da influência das mídias sociais em diversas searas e no cotidiano. Através dos blogs de viagem, por exemplo, muitas pessoas estão planejando hoje suas primeiras viagens ou montando novos roteiros a partir da vivência de indivíduos comuns, que partilham em seus espaços experiências positivas e negativas, dicas, fotos, tudo que pode ser utilizado como orientação para muitos viajantes. Mas, para uma fam trip dar certo, ou seja, render conteúdo relevante, com informações confiáveis, é importante seguir algumas boas práticas:

  • Boas práticas com relação a fam trips:

– Sempre que participar de uma fam trip (ação publicitária voltada para divulgar e promover um destino ou empreendimento), deixe claro para o seu leitor que você viajou a convite. Seja transparente tanto nas negociações com as empresas, quanto na redação do seu texto;

– Indique sempre no texto a empresa ou órgão que fez o convite. Nunca camufle uma fam trip como uma viagem pessoal, paga pelo seu bolso;

– Antes de partir para uma fam trip, converse com a empresa que está convidando seu espaço sobre sua linha editorial, linguagem e, sobretudo, sobre o seu comprometimento com a veracidade das informações apresentadas. Se a empresa garante o seu produto, não temerá as críticas. Críticas pontuais e construtivas ajudam, inclusive, a melhorar pontos de atenção destes mesmos empreendimentos ou destinos;

– Participe de fam trips que tenham a ver com a linha editorial do seu blog. Se seu blog reúne dicas para o universo de mochileiros, onde caberá falar de um resort? Seja coerente. Você tem um público fiel, que certamente estranhará algo que se distancie tanto daquilo que normalmente você escreve;

– E, apenas reiterando: transparência sempre! Mantendo a transparência relacionada a convites, seu leitor não se sentirá ludibriado e, consequentemente, sua credibilidade será mantida – credibilidade que, segundo Dahmer, é sem dúvidas nosso maior capital.

Foto: Luis Gustavo Lucena | Stock.Xchng | Image Bank

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Janaína Calaça é formada em Letras, Bacharel em Estudos Literários pela UFBA – Universidade Federal da Bahia, fundadora do blog Jeguiando e associado fundador da ABBV.

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Respostas de 7

  1. Parabéns pelo texto. Muito bom, Janaína!

    Faço apenas uma sugestão e trata-se da nomenclatura utilizada. Ao longo de meu trabalho profissional já fiz vários fam trips, fam tours e fam press e também eventos com blogueiros.
    Ações com blogs de turismo não tem a nada a ver com as outras modalidades. As diferenças são inúmeras e não vem ao caso, diferenciá-las aqui, apenas sugiro para que para não sejam confundidas com outras ações usualmente utilizadas pelo mercado,muitas delas obsoletas,improdutivas e degastadas, fosse utilizada nomenclatura Fam Blogs para açôes comerciais realizadas por Blogueiros.

    Abração!

    Marcelo Valente – Loumar Turismo Foz do Iguaçu

  2. Valente, muito obrigada pela participação na discussão!

    Utilizei a nomenclatura usual porque a prática é direcionada também à mídia tradicional, como citei no texto.

    Podemos criar outros termos sim para falar de ações direcionadas a blogs, mas o mais importante é ter em mente o que realmente define uma iniciativa como essa e, sobretudo, suas boas práticas. Sejam fam tours ou fam blogs, o importante mesmo é sempre manter a transparência! 😀

    Um grande abraço,

    Jana. 🙂

  3. Informação muito válida. Gostaria de sugerir um tema para outros artigos. Guest post ou post convidados. Poderia ser um esclarecimento do que é e talvez abrir o espaço para que os blogs da associação possam colaborar um com o outro com uma troca de pontos de vista e experiências.

    1. Olá, Elaine!
      Você pode reproduzir uma parte do texto e colocar um “leia mais” com link para cá. Se você reproduz o texto na íntegra – mesmo dando os créditos – acaba confundindo o google! 🙂

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