ABBV repudia ação de marketing da MSC Cruzeiros para blogueiros

A MSC Cruzeiros, desconhecendo ou ignorando os princípios éticos que regem o mercado, propõe – através de uma ação de marketing divulgada esta semana – que blogueiros escrevam sobre seu novo navio sem ao menos conhecer a embarcação.

A empresa, em vez de buscar os caminhos tradicionais da negociação de publicidade, resolveu oferecer em troca da publicação de posts sobre seu produto o direito do blogueiro a participar de um concurso “cultural”.

Fica claro o objetivo da empresa: conseguir a publicação do maior número possível de posts sobre seu novo navio.

A proposta da MSC Cruzeiros vulgariza o trabalho dos blogueiros ao insistir na publicação massiva de posts que divulguem seu navio sem oferecer uma contrapartida financeira concreta — seja através de banners ou Publieditorial (post patrocinado).

A situação se torna ainda mais alvitante quando é evidente a despreocupação da campanha com a veracidade da informação que será oferecida aos leitores dos blogs, uma vez que incentiva o blogueiro a pesquisar sobre o novo navio em sites e redes sociais em busca de conteúdo para seu artigo.

A ação de marketing promovida pela MSC Cuzeiros está na contramão das diretrizes estabelecidas pela ABBV. Buscamos uma relação transparente e idônea entre empresas e blogueiros e, por consequência, entre blogueiros e seus leitores.

Imagem: Svilen Milev

Índice

Artigos Recentes

Assuntos Principais

Seja associado à ABBV

Junte-se à nossa comunidade de apaixonados por viagens e faça a diferença!

Impulsione sua marca no mercado de turismo

Seja uma empresa parceira e tenha alcance segmentado, credibilidade, visibilidade orgânica e assessoria na criação de projetos. Entre em contato conosco e entenda porque as parcerias com a ABBV funcionam.

Os criadores de conteúdo que integram a ABBV são identificados através deste selo exibido na home dos seus sites, cujo link leva diretamente ao cadastro ativo de sua conta aqui no site da ABBV.

Respostas de 31

  1. Excelentes colocações. Não tive contato com a “campanha”, mas não é incomum testemunhar ações despreparadas de empresas e agências. Uma pena.
    Acho que poderiam ter compartilhado o email da MSC Cruzeiros para ilustrar melhor o caso.
    Sucesso na Associação, mais que bem-vinda!

    @ninocarvalho

    1. Olá, Flavio!
      Nenhuma ação entra em vigor sem a autorização do cliente. Mas acredito que, sim, a agência responsável pelo “case” tem muita responsabilidade (ou culpa) numa estratégia desastrada como essa. Abraço!

  2. As empresas ainda têm muito o que aprender em como lidar conosco… Mas um bom ponto de partida para elas é o seguinte: você faria uma proposta dessas para a mídia tradicional? Acho que não, né? Então não a faça para os blogueiros também…

    Vou te dizer que, se eles tivessem mandado um release básico, com boas fotos, era capaz de terem obtido mais sucesso.

  3. Lamentável a atitude da empresa.
    Particularmente penso que escrever sobre algo que não se tem o conhecimento de fato, sem que se tenha vivenciado, é consideravelmente arriscado, senão negativo.

  4. A proposta da MSC foi infeliz, principalmente porque um blog, em essência, um verdadeiro blog, compartilha experiências pessoais legítimas. Quando uma empresa pede que escrevamos sobre um produto que não conhecemos e espalhamos de forma massiva pelas redes sociais, esta empresa demonstra o quanto não conhece, nem respeita o nosso trabalho. O maior compromisso firmado por um blog com os seus leitores é justamente garantir a veracidade das informações compartilhadas.

    Jana

  5. Propostas vergonhosas e estratégias estapafúrdias como essa vão sempre existir. É nosso dever, dos blogueiros, educar o mercado. Individualmente, não podemos cair nas armadilhas. Coletivamente, precisamos nos organizar para juntos repudiar e mostrar outros caminhos mais efetivos para agências e clientes. A ABBV é um inicio de um longo caminho que temos a percorrer.

    1. Olá, Fabio! Teria sido mais digno por parte da empresa oferecer uma passagem a cada blogueiro. Não somos contra viagens patrocinadas, desde que elas gerem conteúdo relevante e fique claro para o leitor que o blogueiro viajou a convite.

      1. O que eles gastaram com a agência pra montar uma estratégia equivocada dessas, poderiam ter investido nos blogueiros em duas frentes:

        1) Com convites para que conheçam realmente e possam experimentar o que é oferecido.
        2) Com publipost, afinal, escrever um texto demanda tempo e dá trabalho.

        E, Fabio, praticamente todas as revistas de turismo que vc deve ler e gostar fazem grande parte das reportagens através de viagens patrocinadas e nem todas deixam isso claro.

        Meninas, a cor da fonte está muito clara. Difícil para uma míope como eu ler 🙂

  6. O tiro acabou saindo pela culatra.
    Hoje em dia, as pessoas estão, cada vez mais utilizando as informações do blogs. Eu mesmo, monto minhas viagens com dicas tiradas de vários blogs. Que é onde encontrei as melhores opiniões e experiências.
    Além de ser mais barato.

  7. Acho que se todos os blogueiros que recebem esse tipo de “oferta” repudiarem publicamente como a ABBV, as empresas “se educariam” rapidamente pois em vez de publicidade só conseguiriam propaganda negativa. Parabéns ABBV!

    1. Ninguém questionou os “prêmios”, mas a conduta da ação: primeiro convidam o blogueiro a escrever sobre o que não conhece e, por consequência, incentiva a propaganda massiva disfarçada em post sob a alcunha de “Concurso Cultural”.

  8. Temos um blog http://www.turista.com.br, mas somos novatos no assunto. Nunca recebemos qualquer viagem promocional, o que nos obriga a investir dinheiro para escrever sobre companhias aéreas, hotéis e demais serviços, que poderiam estar colaborando adequadamente. Concursos culturais são válidos para amadores. Nosso trabalho é profissional e precisa ser remunerado. Gostamos do que fazemos e o fazemos com dedicação e responsabilidade, mas precisamos equilibrar as finanças. Será que houve algum blog que caiu nesta arapuca? Já imaginaram se esta campanha dá certo e começa ser imitada por outras empresas? Eu simplesmente ignoro este tipo de ação e recomendo que os demais blogueiros também o façam. Temos que valorizar nosso trabalho. Se nosso blog não vale um anúncio, por que nos enviam tantos releases? Mas justiça seja feita, se a notícia é quente, é nossa obrigação publicar desde que as fontes sejam confiáveis ou que tenhamos vivenciado para poder contar. Quem agradece não são os blogs, mas sim seus leitores.

  9. Com todo respeito, não vejo o porque da revolta, afinal, isso não passou de um concurso, como muitos outros já feitos pela MSC.
    é uma forma bem legal de interagir com os clientes, oferendo ao vencedor, ao mais criativo, uma recompensa que no caso seria a viagem.

    Na minha opinião não é muito pela divulgação, até porque a companhia não precisa disso.

    Em vários outros concurso que você tem que escrever a frase mais criativa ou algo do tipo, não se exige que tenha experimentado o produto.

    Isso deve ser inveja pois foi um concurso bem elaborado, assim como todos os outros feitos pela companhia, como o “Mistério do Colar”, “Código Purpura” e o Vídeo dizendo pq vc merece ganhar um cruzeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Como organizar uma press trip para blogs de viagem
Parcerias

Como organizar uma press trip para blogs de viagem

Press trips são viagens organizadas por órgãos de turismo ou empresas do setor com o objetivo de promover determinados destinos ou serviços. A ideia é convidar formadores de opinião a viverem uma experiência em primeira mão para que possam compartilhá-la com o público, ampliando a divulgação dos destinos e serviços de turismo que experimentaram.