#ABBVnaWTM – WTM Responsible Tourism: o turismo e as Metas de Desenvolvimento Sustentável

image1[2]
Foto Mila Fiorese

Por Mila Fiorese – Blog Tempo Para Ajudar | Especial para a ABBV

A ONU declarou 2017 o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento e este tema estará presente durante toda a 5ª edição da WTM Latin America, que está acontecendo no Expo Center Norte, em São Paulo.

Já no primeiro dia de palestras tivemos esta pauta debatida no Teatro de Conferências com a presença de Sandra Carvao, Diretora de Comunicação da Organização Mundial do Turismo (OMT), Frederico Levy, Diretor de Sustentabilidade da BRAZTOA e a moderação de Gustavo Pinto, Fundador da Inverted America Journeys.

Sandra Carvao explicou que, em 2015, a ONU adotou os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e que o turismo foi envolvido diretamente em três deles:
– Objetivo 8: Promover crescimento econômico sustentável e inclusivo, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos;
– Objetivo 12: Produção e consumo sustentável (cadeia de valor e consumidor);
– Objetivo 14: Conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e fontes marinhas para o desenvolvimento sustentável.

Mas, pela abrangência e características do setor de turismo Sandra acredita que ele pode e deve contribuir com os demais.

Foram definidos também três objetivos para escolha de 2017 como o Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento: maior consciência para a contribuição do turismo sustentável para o desenvolvimento, mobilizar todas as partes interessadas para tornar o setor um catalisador para uma mudança positiva e promover a mudança nas políticas públicas, práticas de negócios e comportamento dos consumidores no turismo.

O Ano Internacional do Turismo Sustentável para o Desenvolvimento irá promover o papel do turismo em cinco áreas-chave:

1. crescimento econômico inclusivo e sustentável

2. inclusão social, emprego e redução da pobreza

3. eficiência dos recursos, a proteção do ambiente e alterações climáticas

4. valores culturais, diversidade e patrimônio

5. compreensão mútua, paz e segurança.

Foi apresentado o site sobre o Ano Internacional, que é aberto para receber diversas contribuições através das áreas: compartilhando soluções, compartilhando histórias e compartilhando soluções. O site contém um vídeo com a campanha desenvolvida para consumidores (em inglês): Travel.Enjoy.Respect. As dicas para educar os turistas a serem responsáveis são: honre seus anfitriões e nosso patrimônio comum, proteja nosso planeta, apoie a economia local, seja um viajante informado, seja um viajante respeitoso.

Por último foi apresentada a hashtag #travelenjoyrespect, criada para aumentar a divulgação da importância do turismo sustentável.

Na sequência Frederico Levy iniciou sua apresentação explicando o perfil e a abrangência da BRAZTOA, que tem 90 associados, está presente em todas as unidades da federação e vende 90% das viagens do mercado brasileiro.

image5[1]
Foto Mila Fiorese
 A BRAZTOA possui um programa de sustentabilidade que propõe demonstrar os benefícios de incorporar a sustentabilidade à gestão das empresas e ênfase aos pilares sociocultural, ambiental e econômico. Para reconhecer estas atitudes e divulgá-las foi criado o Prêmio BRAZTOA de Sustentabilidade. Este prêmio é direcionado ao trade e concedido às melhores iniciativas em cinco categorias: associados BRAZTOA, parceiros do turismo, agências de viagens, meios de hospedagem e projetos inovadores (estudantes).

Juntamente com o Ministério do Turismo foi criado o mapa interativo Turismo Sustentável no Brasil, que apresenta os vencedores do prêmio BRAZTOA desde a sua primeira edição em 2012. O mapa está disponível em português, inglês e espanhol.

image6[1]
Foto Mila Fiorese
Outra iniciativa em andamento é o SEEDS – Semeando a Excelência do Desenvolvimento Sustentável, um ciclo de palestras com diversas personalidades do turismo e do desenvolvimento sustentável destinado aos empresários e interessados no assunto. Há também a parceria Colméia e o Programa BRAZTOA Universitários, voltados à capacitação de jovens.

Após as apresentações ficou evidente que esta é uma oportunidade única para o setor de turismo contribuir com os 3 pilares da sustentabilidade – econômico, social e ambiental – e que todos nós, enquanto turistas, também temos esta responsabilidade.

 

Mila Fiorese é autora do blog Tempo Para Ajudar e faz parte da equipe da ABBV na cobertura da WTM Latin America 2017.

 

Índice

Artigos Recentes

Assuntos Principais

Seja associado à ABBV

Junte-se à nossa comunidade de apaixonados por viagens e faça a diferença!

Impulsione sua marca no mercado de turismo

Seja uma empresa parceira e tenha alcance segmentado, credibilidade, visibilidade orgânica e assessoria na criação de projetos. Entre em contato conosco e entenda porque as parcerias com a ABBV funcionam.

Os criadores de conteúdo que integram a ABBV são identificados através deste selo exibido na home dos seus sites, cujo link leva diretamente ao cadastro ativo de sua conta aqui no site da ABBV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Como organizar uma press trip para blogs de viagem
Parcerias

Como organizar uma press trip para blogs de viagem

Press trips são viagens organizadas por órgãos de turismo ou empresas do setor com o objetivo de promover determinados destinos ou serviços. A ideia é convidar formadores de opinião a viverem uma experiência em primeira mão para que possam compartilhá-la com o público, ampliando a divulgação dos destinos e serviços de turismo que experimentaram.