Blogs entram no mercado de guias de viagens

Por Mariana Berutto |

A era da comunicação em massa também está chegando ao fim para o mercado de guias de viagem. Antes dominado por algumas poucas e conceituadas marcas – Lonely Planet, Frommer´s, Michelin, Dorling Kindersley (no Brasil, guia da Folha), FootPrint, entre outras – hoje o cenário começa a mudar. Os grandes guias generalistas, que abrangem países e até mesmo continentes inteiros, começam a disputar espaço com guias temáticos, produzidos por pequenas editoras ou até mesmo de forma independente pelos autores.

Nesta mudança de cenário, os blogs de viagem começam a nadar de braçada. No Brasil, a tendência ainda é incipiente. Alguns poucos blogs já têm guias próprios, editados, produzidos e comercializados de forma independente. Mesmo ainda sem estar à venda nas livrarias, conseguem resultados de venda significativos graças à relação de confiança que estabelecem com seus leitores.

Nos Estados Unidos e na Europa, os guias escritos por blogueiros de viagem já são uma tendência consolidada. Em Paris, por exemplo, ao entrar em qualquer livraria, os blogueiros estão bem ali, ao lado dos grandes. Na Colette, a concept store que aponta as tendências da moda, do design, da música e de tudo mais em Paris, são vendidos alguns poucos guias da cidade – todos eles, escritos por blogueiros. Nas lojinhas dos museus, pequenos guias temáticos se misturam com guias pessoais e de blogs. Por ali, os grandes guias também não encontram mais espaço.  E os pequenos já contam com editoras, distribuição, venda em livrarias etc.

Tudo isso mostra a nova face do turismo. Conforme apontam os resultados da pesquisa ABBV, a ser lançada no dia 06 de novembro, os leitores dos blogs de viagem buscam experiências personalizadas e constroem eles mesmos seus próprios roteiros, deixando para trás a era dos pacotes pasteurizados das agências de viagem e das informações generalistas das antigas publicações.

Foto: Mariana Berutto

________________________

Mariana Berutto é publicitária com Mestrado em Interactive Multimedia pela London College of Communication, Diretora de Informação e Pesquisa da ABBV e sócia do blog Conexão Paris.

Índice

Artigos Recentes

Assuntos Principais

Seja associado à ABBV

Junte-se à nossa comunidade de apaixonados por viagens e faça a diferença!

Impulsione sua marca no mercado de turismo

Seja uma empresa parceira e tenha alcance segmentado, credibilidade, visibilidade orgânica e assessoria na criação de projetos. Entre em contato conosco e entenda porque as parcerias com a ABBV funcionam.

Os criadores de conteúdo que integram a ABBV são identificados através deste selo exibido na home dos seus sites, cujo link leva diretamente ao cadastro ativo de sua conta aqui no site da ABBV.

Respostas de 7

  1. É isso aí Mariana! Gostei da experiência personalizada X pacote pasteurizado. A diversidade dos blogs de viagens (bem maior que guias tradicionais) também permite que os viajantes possam procurar aqueles com os quais se tem uma afinidade bem próxima. Porém, para mim, o mais importante é o caráter dinâmico/atual do blog, reforçado pela opinião de outros viajantes. Parabéns pelo Conexão Paris, referência para a cidade luz e atenção aos seus leitores!

    1. Madá, é isso mesmo! Os blogs e seus guias atuam nos nichos, permitindo um trabalho mais aprofundado e personalizado em relação aos antigos formatos. Dai, temos de tudo. E cada pode encontrar o seu blog para chamar de seu.

      Obrigada pelo carinho.

  2. O que me atrai num blog é a possibilidade de interagir com os leitores e o blogueiro(a), além das informações preciosas que obtemos para a facilitar montagem do roteiro.Os pacotes de viagem já não me atraem mais.
    Mariana, parabéns pelo texto e pelo blog.Sucesso para vocês.

  3. Há 7 anos, mantenho um blog de viagem, inicialmente dirigido à família, hoje com mais de 70 mil acessos , incluindo pessoas de outros países.
    Recebo, frequentemente, emails com solicitação de dicas e informações.Gostaria que mais pessoas viajassem…ou viajassem mais ainda. Considero-me ” militante” nesta área de viagem.
    Acredito, sim, que a consulta a blogs é estratégia muito útil para decidir e planejar diferentes destinos.

  4. Már az elején sem hardvert vártak… Szerintem várják vissza a lefoglalt szervert, csak nem merik megmondani. Ezért nem tudják biztosan, hogy mikor indul el, csak reménykednek, a fealnszhálóknak meg ígérgetni muszáj, hogy a figyelem és a várakozás meglegyen, mert ha nem mondanának semmit, akkor a felhasználók nem is látogatnák a beload.hu -t.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Como organizar uma press trip para blogs de viagem
Parcerias

Como organizar uma press trip para blogs de viagem

Press trips são viagens organizadas por órgãos de turismo ou empresas do setor com o objetivo de promover determinados destinos ou serviços. A ideia é convidar formadores de opinião a viverem uma experiência em primeira mão para que possam compartilhá-la com o público, ampliando a divulgação dos destinos e serviços de turismo que experimentaram.