Carta aberta ao mercado – Sobre os projetos dedicados a divulgar o Brasil

Sobre os projetos de blogs de viagem dedicados a divulgar o Brasil

Os últimos anos viram um espantoso desenvolvimento no mercado de viagens online no Brasil, segmento que engloba tanto os sites de venda de passagens, de reservas de hospedagem quanto os sites e blogs de conteúdo. No caso dos blogs de viagem, o crescimento é assombroso e levou a uma organização por parte dos blogueiros, quer em grupos para troca de experiências quer em entidade formal, como é o caso da ABBV – Associação Brasileira de Blogs de Viagem, fundada em maio de 2012.

Recentemente, a iniciativa do Ministério do Turismo de reunir blogueiros de viagem em Brasília, para um encontro com o Ministro Gastão Vieira, mostra o reconhecimento da importância dos blogs de viagem como difusores de informação e influenciadores nas decisões dos viajantes. Saudamos em especial o oferecimento por parte do MTur, através de sua área de mídias sociais, de apoio de divulgação a projetos de blogueiros que se proponham a promover o Brasil e gerar mais conteúdo de viagens dentro do nosso País.

Nós, blogs associados da ABBV, vemos com grande alegria esse reconhecimento do mercado em que a atuamos, mas também observamos com receio determinadas iniciativas individuais que se apresentam como representantes de todos os blogueiros de viagem. Nesse sentido, a ABBV, em nome de seus 53 associados, vem a público esclarecer que o projeto “Brasil, um mundo a ser explorado” (nas mídias sociais sob a hashtag #VisitandoBR), de realização do portal Embarque na Viagem, que recebeu apoio de divulgação nas mídias sociais por parte do MTur, é apenas mais uma das iniciativas sendo realizadas neste momento. Não se trata, portanto, de um “projeto oficial” e nem de um projeto que represente ou selecione os blogueiros de viagem do Brasil.

Outros excelentes projetos de blogs de viagem voltados para a divulgação do Brasil através de viagens pelo País com o objetivo de produção de conteúdo existem há alguns anos ou foram lançados há alguns meses, tais como “Descobrindo o Brasil”, do Pedro Serra, do blog Sem Destino, e do Atila Ximenes, do blog Vou Contigo (nas mídias sociais sob a hashtag #DescobrindoBR), o Expedição Brasil Express, da Silvia Oliveira, do blog Matraqueando (nas mídias sociais sob a hashtag  #expedicaobrasil), e o VnVBrasil, do Ricardo Freire, do blog Viaje na Viagem (nas mídias sociais sob a hashtag #vnvbrasil). Cada um desses projetos, se os blogueiros assim desejarem, poderá solicitar apoio de divulgação nas mídiais sociais ao MTur – diretamente, sem intermediários.

Gostaríamos ainda de ressaltar que blogueiros de viagem vêm produzindo regularmente há anos conteúdo original e de qualidade sobre o País, embora esse conteúdo não esteja apresentado ao público de maneira organizada como “projeto”. Nesse sentido, discordamos veementemente da afirmação generalizante de que muitos membros da blogosfera de viagem e turismo “se prendem somente a informações institucionais que constam nos sites das secretarias de turismo”, motivação apresentada pelo portal Embarque na Viagem para a criação do seu próprio projeto. Saudamos a produção de conteúdo original sobre o Brasil por parte dos blogueiros brasileiros de viagem, quer sejam eles associados da ABBV ou não.

Entendemos que o destaque que vem sendo dado ao Brasil nos últimos anos, especialmente em função dos grandes eventos que hospedaremos nos próximos anos, motiva o interesse pelo segmento de viagens na internet e tem levado ao surgimento de várias iniciativas, com objetivos comerciais ou não. Tal movimento apenas reforça nossa visão de que o segmento de blogs de viagem precisa buscar a profissionalização com base na ética e na credibilidade.

Silvia Oliveira

Presidente da ABBV

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Respostas de 27

  1. Também tenho um projeto no meu blog para conhecer todas as capitais do Brasil e são ações como essa da ABBV que qualificam os blogs e os blogueiros em geral.

    Parabéns e sucesso!!

    abs

    Jr Caimi

  2. Parabéns por defender, especialmente,o conteúdo que nós blogueiros nos esmeramos em diferenciar e lapidar para levar ao leitor algo novo e produtivo! Passamos horas em frente a uma tela de computador buscando atrativos que façam com que nosso texto seja interessante e desperte o interesse das pessoas…Dizer que a maioria são informações institucionais prontas é no mínimo ofensivo e desrespeitoso. Mas eu acho que ética é item de série e de fábrica, né?

  3. A equipe de comunicação digital do Ministério do Turismo agradece o posicionamento da ABBV e, principalmente, a ponderação de que o apoio do MTur a projetos voltados à divulgação e promoção turística nacional não torna esses projetos ações oficiais da pasta. Dessa forma, os blogs que desejarem contar com o mesmo apoio devem encaminhar seus projetos, por meio de contato por email (mtur.gestao@gmail.com), para posterior avaliação. A blogosfera de viagem conta com conteúdo rico e diversificado de fundamental importância para a promoção dos destinos brasileiros.

    1. E podemos saber quais foram os critérios para esse blog embarque na viagem ter sido selecionado para receber apoio do Mtur, uma vez qur ele faz exatamente isso: só publica informaçao de releases e secretariss de turismo?

    2. O Mtur é uma marca e o apoio a um projeto deve ser seletivo. O que eu vi foi a equipe digital do Mtur replicar um release mal escrito (chegou na minha caixa pelo email do Mtur). Tal release apoiando um projeto de alguém que nunca ouvi falar e desmoralizando o trabalho dos blogueiros, classe da qual faço parte.

      Há três anos viajo quase exclusivamente pelo Brasil e tenho promovido o destino no meu blog. Faço isso porque sou brasileira e amo meu país, assim como muitos outros que vêm há anos produzindo conteúdo original.

      O release que recebi de vocês me ofendeu, me indignou. O mínimo que posso exigir como cidadã é que o Mtur dedique tempo pra analisar a fundo a qualidade dos projetos que apoia. Afinal é o meu dinheiro que mantém essa estrutura.

  4. Ontem mesmo recebemos o comunicado do MTur sobre o projeto #VisitandoBR e pela fonte me pareceu “bem oficial”, embora discordasse de várias afirmações. Obrigada pelo esclarescimento e espero que os projetos e blogs que destacam o Brasil como destino turístico tenham o merecido destaque e divulgação.

  5. Mais uma vez, a ABBV mostra sua seriedade e atuação para que os blogs de viagem sejam respeitados através do seu trabalho e do conteúdo original que produzem. São horas de dedicação, de gastos individuais, planejando, pesquisando, compartilhando as nossas impressões pessoais sobre os lugares que visitamos. Parabéns!

  6. Só agora tive tempo de deixar um comentário, e faço questão! 🙂

    Atitudes como esta, carta aberta ao mercado, me deixam mais ainda orgulhosa por ser um dos membros associados da ABBV.

    Obrigada, por defender e reafirmar a credibilidade e ética dos blog de viagens, principalmente no que se refere aos membros desta associação.

    Parabéns!

  7. Sou blogueira de viagem, não faço parte da associação e parabenizo a ABBV pela iniciativa de dar voz aos vários blogs de viagem que procuram produzir conteúdo da melhor qualidade.
    =)

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