WTM Latin America 2016 abre com tendências do turismo e destaca Meet the Media & Bloggers

montagem2

A quarta edição da WTM Latin America começou nesta terça-feira (29/3) no Expo Center Norte, em São Paulo, e segue até quinta-feira (31/3), simultaneamente ao 45º Encontro Comercial Braztoa, apresentando as tendências que vão impactar o setor nos próximos anos e gerando novas oportunidades de negócios para seus expositores e visitantes.

Na cerimônia de abertura, Lawrence Reinisch, Diretor da WTM Latin America, destacou a presença dos órgãos públicos e privados de turismo dos 27 estados brasileiros, feito inédito na história do evento, e elogiou o empenho dos profissionais do setor. “O turismo transforma o deslocamento em aproximação. O profissional do setor é o que mais promove a aceitação de outras culturas. Temos procurado construir pontes entre o Brasil e a América Latina, a América Latina e o resto do mundo e até do Brasil com ele mesmo. O turismo é a atividade que mais cria pontes.”

Márcio Favilla, Diretor Executivo da Organização Mundial do Turismo (UNWTO), revelou no evento que 2015 foi o 6º ano consecutivo de crescimento do turismo internacional, apesar da crise econômica mundial que começou em 2009. Desde 2010, a UNTWO registra alta anual de 4,4% no número de viagens. Em 2015, foram 50 milhões de novas chegadas em comparação com o ano anterior, totalizando 1.184.000.000.

IMG_8944

Novas práticas, tendências e estratégias

As novas práticas do mercado foram um dos destaques do primeiro dia da WTM Latin America 2016. Na sessão “O viajante brasileiro no setor mundial de viagens e turismo”, apresentada pela Phocuswright, foi revelado que os mercados emergentes estão crescendo mais do que os consolidados, com destaque para as agências de turismo online (OTAs), que já representam 75% das reservas online de hotéis.

Já o Relatório de Tendências da WTM Latin America, elaborado em conjunto com a Euromonitor Internacional, revelou as tendências que vão impactar o turismo nos próximos anos. O interesse dos turistas chineses na América Latina, a geração do milênio (formada por pessoas entre 15 e 35 anos) impulsionando a tecnologia móvel na região e o surgimento do viajante nacional autônomo (VNA), um buscador de experiências que está sempre conectado, foram as novidades apresentadas. “Há um gap de tecnologia na região, mas a boa notícia é que isso traz também um potencial de crescimento”, afirmou Alexis Frick, gerente de pesquisa da Euromonitor.

Para completar, a Braztoa apresentou em seu Fórum de Lazer estratégias para enfrentar a crise econômica. Com o título “Como Fazer a `Limonada´ no Turismo”, o evento contou com a participação de Gilson Lira, da Embratur; Stephane Perard, da Emirates Airlines; Edmar Bull, da ABAV Nacional; Paulo Saba, do Banco Daycoval, Marco Ferraz, da Braztoa, e Luciana Nazir, da G.O. Associados.

O primeiro dia também contou com a realização do Meet the Media and Bloggers, no qual os expositores tiveram a oportunidade de conhecer os veículos de comunicação e blogs que são parceiros de mídia da WTM Latin America. “É uma grande ideia. Já fui a outras feiras do setor, mas nenhuma tem um encontro tão bem organizado”, afirmou Marco Arellano, gerente geral da agência de turismo peruana Llama Trip. “Foi um evento muito útil, pois encontrei todos os veículos de que precisava. Agora conseguirei organizar viagens de imprensa para apresentar o nosso destino”, garantiu Indah Mekawati, Segunda Secretária do Ministério de Relações Exteriores da República da Indonésia.

A ABBV é media partner pelo 4o ano consecutivo.

Índice

Artigos Recentes

Assuntos Principais

Seja associado à ABBV

Junte-se à nossa comunidade de apaixonados por viagens e faça a diferença!

Impulsione sua marca no mercado de turismo

Seja uma empresa parceira e tenha alcance segmentado, credibilidade, visibilidade orgânica e assessoria na criação de projetos. Entre em contato conosco e entenda porque as parcerias com a ABBV funcionam.

Os criadores de conteúdo que integram a ABBV são identificados através deste selo exibido na home dos seus sites, cujo link leva diretamente ao cadastro ativo de sua conta aqui no site da ABBV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Como organizar uma press trip para blogs de viagem
Parcerias

Como organizar uma press trip para blogs de viagem

Press trips são viagens organizadas por órgãos de turismo ou empresas do setor com o objetivo de promover determinados destinos ou serviços. A ideia é convidar formadores de opinião a viverem uma experiência em primeira mão para que possam compartilhá-la com o público, ampliando a divulgação dos destinos e serviços de turismo que experimentaram.