Relato de participação no evento: Imersão ao Turismo no Litoral norte: Torres em Destaque.

Luisa Mazuim,
Tecnóloga em Gestão de Turismo.
Blog Viagens no Divã (www.viagensnodiva.com.br / @viagensnodiva).

Na última quinta-feira, dia 11 de julho de 2024, participei da “Imersão ao Turismo no Litoral norte: Torres em Destaque”, representando a Associação Brasileira de Blogs de Viagem — ABBV. A imersão teve por objetivo fortalecer a promoção turística da cidade de Torres–RS, dialogando sobre o turismo contínuo e não sazonal.

O evento foi pensado em um momento de fundamental importância para a retomada do turismo no Rio Grande do Sul, devido à situação de calamidade pública, em decorrência dos eventos climáticos de chuvas intensas, que atingiu o estado.

O setor do turismo está entre um dos maiores prejudicados por conta dessa situação, que provocou, entre outros, o fechamento temporário do Aeroporto Salgado Filho, o bloqueio de estradas e rodovias, além do cancelamento do Festival Internacional de Balonismo deste ano, maior evento da área na América Latina, promovido pela cidade de Torres, gerando grandes prejuízos para a economia local.

Por ser uma cidade litorânea, Torres possui uma grande demanda turística nos meses do verão, entretanto, é um destino com capacidade para receber turistas o ano todo. Nesse sentido, foram apresentados, no evento, Cases de Sucesso de experiências que o município tem a oferecer nas quatro estações.

Dentre as experiências apresentadas, foi explanado sobre o Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul, do qual Torres faz parte e que garante à região relevância geológica internacional; as Trilhas do Parque da Guarita; o fortalecimento da identidade regional por meio dos artesanatos da Casa da Terra e do Artesanato; os roteiros de turismo rural das Raízes de Torres; as experiências de Balonismo, além de roteiros de turismo histórico e cultural, esportes, entre outros.

Representantes da Secretaria Estadual de Turismo — SETUR estiveram presentes no evento, abordando desde a necessidade de explorar as experiências autênticas e singulares obtidas em roteiros e atrações, até o potencial de desenvolvimento da região, a partir da implantação do aeroporto regional. O Diretor Geral da SETUR, Rafael Francisco Carniel, e a Diretora de Planejamento e Competitividade da SETUR, Claudia Mara, enfatizaram a importância da promoção do destino turístico por meio das mídias e redes sociais.

Destaco, também, a fala da Turismóloga e Presidente do Sindicato de Hotéis,
Restaurantes e Bares do Litoral, Ivone Ferraz, acerca da divulgação dos atrativos, roteiros e experiências no município por criadores de conteúdo e influenciadores digitais, reforçando o papel fundamental da classe na tomada de decisão dos viajantes.

O trabalho dos profissionais que atuam na criação de conteúdo digital tem sido cada vez mais reconhecido no setor do turismo para a promoção dos destinos. E, diante do cenário de reconstrução do estado e retomada do turismo gaúcho, possui grande relevância. É necessário mostrar que é possível viajar pelo nosso estado, que temos outras alternativas ao Aeroporto Salgado Filho, que o turismo permanece em funcionamento, mostrando aos visitantes que estes podem se sentir seguros ao realizar a sua viagem.

Índice

Artigos Recentes

Assuntos Principais

Seja associado à ABBV

Junte-se à nossa comunidade de apaixonados por viagens e faça a diferença!

Impulsione sua marca no mercado de turismo

Seja uma empresa parceira e tenha alcance segmentado, credibilidade, visibilidade orgânica e assessoria na criação de projetos. Entre em contato conosco e entenda porque as parcerias com a ABBV funcionam.

Os criadores de conteúdo que integram a ABBV são identificados através deste selo exibido na home dos seus sites, cujo link leva diretamente ao cadastro ativo de sua conta aqui no site da ABBV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Como organizar uma press trip para blogs de viagem
Parcerias

Como organizar uma press trip para blogs de viagem

Press trips são viagens organizadas por órgãos de turismo ou empresas do setor com o objetivo de promover determinados destinos ou serviços. A ideia é convidar formadores de opinião a viverem uma experiência em primeira mão para que possam compartilhá-la com o público, ampliando a divulgação dos destinos e serviços de turismo que experimentaram.