Férias acessíveis: o perfil do viajante de classe média no Brasil

Viagem em familia - Foto Philippe Murray Pietsch

Mesmo em um cenário de crise no Brasil, viagens continuam sendo a principal atividade para 77% dos brasileiros de classe média durante as férias. É o que aponta o estudo realizado pela ID Rock com a Opinion Box divulgado em junho.

Os maiores desejos dos brasileiros durante as férias são descansar (42%) e aproveitar o tempo em programas com a família (30%). O perfil desbravador de viajante que quer conhecer lugares e culturas diferentes aparece em terceiro lugar (20%).

A maior parte dos participantes da pesquisa sente que só não viaja mais por falta de dinheiro. Mas, para equilibrar o orçamento das férias, eles optam por opções de lazer acessíveis, como a procura por destinos de viagem dentro do estado onde moram (50%).

O gasto médio nas últimas férias ficou entre R$ 1.000 e R$ 2.500 para a maioria dos entrevistados. O transporte é apontado como o maior gasto da viagem, representando entre 20 a 39% do orçamento, enquanto hospedagem e alimentação aparecem em segundo lugar nas despesas, variando entre 20 a 29% do orçamento.

O pagamento à vista e o planejamento com antecedência também são parte do esforço para sair de férias sem dívidas – 23% dos entrevistados planeja a viagem com antecedência de 3 a 5 meses, e outros 26% com antecedência de 6 a 12 meses.

Apesar do crescimento da demanda por plataformas de aluguel por temporada (12%), os hotéis (28%) e pousadas (26%) ainda são as hospedagens preferidas.

Na hora de escolher o destino da viagem de férias, os sites de viagem são a segunda principal fonte de informações, atrás apenas das indicações de parentes e amigos. As avaliações feitas em redes sociais por outros viajantes são o terceiro fator de maior influência na escolha.

A pesquisa foi realizada pela ID Rock com a Opinion Box em abril de 2018, através de formulário online com 2.175 pessoas de todo o Brasil. As faixas de renda predominantes entre os participantes eram de 2 a 5 salários mínimos (70%) e 5 a 10 salários mínimos (13%).

Os dados completos da pesquisa podem ser adquiridos pelo site Pesquisas.com.br

Índice

Artigos Recentes

Assuntos Principais

Seja associado à ABBV

Junte-se à nossa comunidade de apaixonados por viagens e faça a diferença!

Impulsione sua marca no mercado de turismo

Seja uma empresa parceira e tenha alcance segmentado, credibilidade, visibilidade orgânica e assessoria na criação de projetos. Entre em contato conosco e entenda porque as parcerias com a ABBV funcionam.

Os criadores de conteúdo que integram a ABBV são identificados através deste selo exibido na home dos seus sites, cujo link leva diretamente ao cadastro ativo de sua conta aqui no site da ABBV.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Como organizar uma press trip para blogs de viagem
Parcerias

Como organizar uma press trip para blogs de viagem

Press trips são viagens organizadas por órgãos de turismo ou empresas do setor com o objetivo de promover determinados destinos ou serviços. A ideia é convidar formadores de opinião a viverem uma experiência em primeira mão para que possam compartilhá-la com o público, ampliando a divulgação dos destinos e serviços de turismo que experimentaram.