A nova diretoria da ABBV (Associação Brasileira de Blogs de Viagem), que tomou posse em abril, está completando seis meses de gestão, com muitos trabalhos desenvolvidos, sempre buscando ampliar a atuação dos mais de 100 blogs associados.
A atuação tem foco na criação de oportunidades de networking, aprendizado e crescimento para os criadores de conteúdo associados, além de fortalecer a relação com o mercado e promover o turismo responsável e sustentável.
As ações realizadas nos últimos três meses (julho a setembro) foram divulgadas recentemente, bem como algumas novidades que já estão previstas para o próximo ano.
Ações ABBV julho a setembro 2024
Entre os projetos deste período está a pesquisa que foi feita entre associados, com apresentação do resultado, e também o lançamento do novo site da ABBV, exclusivo para os associados. E ainda:
Eventos, feiras e viagens
Seja de forma virtual ou presencial, os eventos não param! Mensalmente há uma live de treinamento, chamada Quinta Live. Em uma delas, os associados puderam assistir a uma super apresentação com Ricardo Freire, criador do site Viaje na Viagem.
Houve ainda uma apresentação do Visit San Francisco e uma live de apoio ao Turismo do Rio Grande do Sul, com representantes de empresas e órgãos do estado, fazendo um panorama da situação depois das fortes chuvas e incentivando a retomada das viagens para a região.
Os membros da diretoria também estão marcando presença em feiras importantes, como a Travel Next Minas, o Salão Nacional do Turismo, evento na casa do Cônsul dos Estados Unidos no Visit USA em SP, TurisRio no Blue Note Rio, entre outros.
A atual presidente da ABBV, Luciana Freitas Gorges, participou de um painel no Visit USA em Belo Horizonte falando sobre conteúdo digital, junto com o associado 360 Meridianos. Em breve, será palestrante no Congresso Nacional de Turismo Sustentável, também em BH.
E os associados, por meio de convite da ABBV, também têm a oportunidade de estar em eventos como o Visit Buenos Aires, Secretaria de Turismo de Torres, blog trip de Sergipe e inauguração de uma unidade de Luxo da rede Wyndham.
Conteúdo do Instagram e comunicação
Para fortalecer a presença digital da ABBV, foi criada uma campanha no Instagram, com a divulgação de fotos e informações de associados que quiseram participar da ativação, ampliando o alcance do trabalho realizado por cada um deles.
Já na área da comunicação, foi criada uma comunidade no Whatsapp exclusiva para avisos, melhorando a comunicação de assuntos relevantes para os associados. Os avisos também são enviados por email. E, no novo site, é disponibilizada uma prestação de contas mensal.
Além disso, houve a retomada do envio da newsletter mensal, tanto para os associados quanto para o mercado e outras pessoas cadastradas, divulgando assuntos atuais relacionados ao turismo.
Novas parcerias
Paralelamente, a ABBV segue buscando novas empresas parceiras, sempre contando com marcas incríveis que compartilham a paixão pelo turismo. Algumas já estão confirmadas e outras estão em negociação e devem ser anunciadas em breve.
As mais recentes são Tailandiando (agência de turismo receptivo na Tailândia), Simpremium (chip internacional com cobertura em mais de 150 países), Brocker Turismo (ingressos, passeios, restaurantes e transfer em Gramado e Canela) e Cancelou.com (reparação financeira em casos de cancelamentos e atrasos de voos).
Os associados interessados contam com condições diferenciadas e benefícios exclusivos nos programas de afiliação dessas empresas, o que impulsiona ainda mais a criação de conteúdo de qualidade para os leitores.
Novidades
Com o fim do ano se aproximando, a diretoria da ABBV já está focada em alguns projetos que irão acontecer em 2025, como a segunda fase do novo site, a nova edição da WTM e o já tradicional seminário.
Semanalmente a diretoria realiza uma reunião de alinhamento, onde tudo é discutido, para que posteriormente as ações possam ser executadas da melhor forma, fortalecendo ainda mais o trabalho e as oportunidades para os associados.